2010-03-29

IBM e Canonical vão vender netbooks Linux na África

De acordo com o site DesktopLinux, os netbooks -- com processador Intel Atom 1.6GHz e 1GB de RAM, e 160GB de HD -- serão vendidos por US$ 190 (R$ 345).

"IBM, Canonical, and Simmtronics announced they will market an Intel Atom-based netbook in emerging markets. The Simmbook will be preloaded with the cloud-oriented IBM Client for Smart Work Linux distro, based on Ubuntu Netbook Remix, and will first be made available in Africa for just $190.

In addition to selling in Africa, the Linux-ready Simmbook will also be available in India, Thailand, and Vietnam, says IBM. The Simmbook is preloaded with IBM Client for Smart Work, which includes IBM Lotus Symphony, access to IBM LotusLive cloud collaboration services, and the choice of adding other IBM Lotus collaboration software like Lotus Notes and Lotus Sametime, says the company." (Fonte: Desktop Linux)


Será que a IBM e a Canonical não podem trazer este produto para o Brasil?

2010-03-19

Uma impressora 3D capaz de imprimir prédios

Imagine baixar um modelo de casa pela internet e imprimi-lo em um terreno.

"Em Pisa, Itália, o gênio maluco Enrico Dini está construindo castelos de areia na lua. Sua impressora 3-D gigante é a primeira de seu tipo com o potencial de imprimir edifícios inteiros, de rocha sólida, reduzindo um processo de mil anos para poucos minutos. A impressora usa areia, mas um dia vai usar a poeira da lua.

A máquina, chamada D-Shape, pulveriza uma fina camada de areia com uma base de cola a partir de de centenas de bicos - a sua resolução é de cerca de 25 dpi, nada mal para uma impressão a esta escala. A cola se liga à areia em rocha sólida, e constrói, camada por camada, uma escultura, uma peça de mobilia, ou, algum dia, uma catedral. "O que eu realmente quero fazer é usar a máquina para completar a Sagrada Família", afirma Dini. Ok, parece um pouco louco, mas não muito.

Dini alega que o processo é quatro vezes mais rápido do que a construção convencional, custa de um terço ou metade do cimento Portland, cria poucos resíduos, e é melhor para o ambiente. Mas o seu principal argumento de venda pode ser simplesmente que torna simples a criação estruturas e curvas Gaudiescas." (Fonte: Fast Company)

2010-03-17

Microsoft pediu royalties do OpenOffice

Da mesma forma como a Microsoft quer cobrar das empresas que usam Linux, ela tentou cobrar royalties da Sun por criar um produto concorrente, o OpenOffice.

"Entre 2003 e 2006, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer e co-fundador e chairman Bill Gates visitaram a Sun Microsystems. Não era uma visita de cortesia, de acordo com Jonathan Schwartz, ex-CEO da Sun Microsystems. A dupla da Microsoft estava em uma missão para convencer Scott McNealy, CEO da Sun, a entrar em um acordo de licença de patentes com a empresa de Redmond. Além disso, Gates queria compensação para as patentes que a Sun Microsystems alegadamente violava com o OpenOffice, um produto rival do Microsoft Office. Sun resistiu." (Fonte: Softpedia)

Kindles na sala de aula - em Ghana

"Está quente e pegajoso, mas tivemos um dia maravilhoso e surpreendente primeiro na sala de aula com o e-Books de hoje. (...)

Acontece que a sexta série é realmente uma "classe 6", com crianças na faixa de 11 a 14 anos, e onde o nível de leitura parece que vai da 1a à 4a série. A maioria dessas crianças são de uma de duas aldeias ou são órfãos, e muitos deles apenas comecaram a ler no últimos anos, apesar de sua idade. Não obstante, eles estão super entusiasmados com a aprendizagem." (Fonte: WorldReader.org)


2010-03-10

Parlamento Europeu rejeita ACTA por 663 votos a 13

Para ter idéia da importância dessa notícia, é preciso primeiro entender o que é a ACTA. Cito a Wikipedia:

"O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta “ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais”.

O tratado aparenta ser um complemento a um tratado anterior sobre propriedade intelectual, Acordo TRIPs, que foi severamente criticado por “defender” o domínio cultural e tecnológico dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.

As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.
O tratado é bastante criticado pelo fato das negociações ocorrerem entre uma minoria e de forma sigilosa. E também pela existência de indícios, como os documentos vazados para o Wikileaks, de que o acordo planeja beneficiar grandes corporações com o prejuízo dos direitos civis de privacidade e liberdade de expressão do resto da sociedade."

Ao contrário de muitos acordos, que são feitos por representantes eleitos da populacão, a ACTA está sendo empurrada por grandes corporações detentoras de propriedade intelectual: The Gorlin Group, Time Warner, Merck & Co, Entertainment Software Association, CropLife America, Monsanto Company, Recording Industry Association of America, IBM Corporation, Intellectual Property Owners Association, Motion Picture Association of America, Association of American Publishers, General Motors Corporation, Generic Pharmaceutical Association, Abbott Laboratories, DuPont, Johnson & Johnson, FMC Corporation, The Dow Chemical Company, Pfizer, eBay, Oracle Corporation, Sun Microsystems, The Procter & Gamble Company, Verizon Communications, Intel Corporation and Independent Film & Television Alliance.

A boa notícia é que o Parlamento Europeu votou contra a ACTA.

2010-03-09

Inovação humanitária - prêmio de $80,000

Esta é uma notícia interessante para os entusiastas de eletrônica.

A Kartik M. Gada Humanitarian Innovation Prizes concederá dois prêmios para quem for capaz de construir um dispositivo de manufatura pessoal (impressora 3D), de acordo com uma especificacão publicada no site.

O primeiro prêmio (intermediário, de até US $ 20.000) será dado em 31 de dezembro de 2012; e o segundo prêmio (final, de até US $ 80.000), em 31 de dezembro de 2015.

Você não precisa comecar do zero. Veja a RepRap, uma impressora 3D com projeto open source:

RepRap from Adrian Bowyer on Vimeo.



A idéia é partir deste projeto é conseguir melhoras significativas, como reduzir o custo de material, dos atuais $350 para menos de $200.

2010-03-06

Newsweek: o problema da educação é o professor?

Reportagem da Newsweek, afirma que durante o último meio século, "educadores profissionais acreditavam que se encontrassem a pedagogia correta, o método de ensino correto, tudo estaria bem. Eles tentaram a Nova Matemática, salas de aula abertas, mas nada parecia conseguir melhorias significativas e duradouras.

Em anos recentes, porém, os investigadores descobriram algo que pode parecer óbvio, mas por muitas razões, foi ignorado ou negado. O que realmente faz a diferença, o que importa mais do que o tamanho da classe ou o livro, o método de ensino ou a tecnologia, ou mesmo no currículo, é a qualidade do professor".

2010-03-05

Deputada americana pede corte nos salários do Congresso

E 12 deputados já apoiaram a medida.

"With so many citizens across American feeling the pinch of the recession and with a bloated budget looming over them, it's time for members of Congress to take pay cut, some House members are saying.

Rep. Ann Kirkpatrick (D-Ariz.) this week introduced the "Taking Responsibility for Congressional Pay Act," which would cut senators' and representatives' salaries by 5 percent starting Jan. 1, 2011. The measure would enact the first pay cut for Congress since 1933.

At least 12 other congressmen have signed onto the bill this week." (Fonte: CBS)


Vale lembrar que, em termos relativos, os salários dos deputados brasileiros são os maiores do mundo.

Ubuntu gets a facelift

The open source community celebrates the news that Ubuntu will (finally) get a facelift.

Here's the proposed new look:



I confess I don't like it. The graphics look unpolished and unprofessional.

Compare that with the open source Enigma Desktop:



If Canonical can't produce nice themes -- it's time to admit that! -- perhaps they should just hire someone who can.

Lula teria feito melhor em 1994?

Hoje o Nassif deu destaque para um grande discurso de Serra.

Por que "grande"? Por que Serra faz um discurso de perspectiva histórica, que mostra a evolucão do país nos últimos 25 anos -- incluindo aí os ganhos do Governo Lula.

Daí vem imediatamente o comentário de um leitor:

"FHC e os tucanos QUEBRARAM O PAÍS! Foi Lula e o PT + aliados, que fizeram um governo muito além das expectativas e colocaram o país nos eixos!"

O Lula e o PT escreveram a constituicão de 1988?
O Lula e o PT criaram, ou pelo menos apoiaram o plano real, em 1994?
O Lula e o PT apoiaram a criacao do PROER como resposta à crise internacional de 1994-1995?
O Lula e o PT criaram, ou pelo menos apoiaram, a Lei da Responsabilidade Fiscal?

Nada disso exime o PSDB de ter praticado uma política monetária irresponsável -— e este foi um erro grave, que deve ser lembrado.

Mas será que Lula teria feito melhor em 1994?

2010-03-04

DMCA avança no Reino Unido

De acordo com esta matéria no slashdot, o lobby do copyright está avançando sua agenda de espalhar a DMCA pelo mundo. De acordo com a Wikipedia:

"Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA (em português, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma lei de direitos de autor dos Estados Unidos da América que criminaliza não só a infração do direito autoral em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar medidas de proteção dos direitos de autor. Além disso aumenta as penas por infrações de diretos autorais na Internet.

A DMCA pode impedir a competição e a inovação. Embora o objetivo seja combater os piratas, muitos proprietarios de copyright manobraram a DMCA para obstaculizar seus competidores legítimos. Por exemplo, utilizou-se a DMCA para bloquear a competição do mercado de acessórios como cartuchos de toner de impresoras laser, portas de garagem e serviços de manutenção de computadores. Da mesma forma, a Apple Computer invocou a DMCA para neutralizar os esforços da RealNetworks de vender música aos proprietários de iPod".


Se o DMCA encontrar seu caminho na Europa, logo será imposto para todo o mundo.

Estará na hora de criarmos o Partido Pirata no Brasil?

2010-03-03

Chrome ganha mercado; Firefox e IE perdem

"A NetApplications liberou, esta semana, os dados consolidados dos acessos mundiais à internet usando diferentes tipos de browser em fevereiro.

No período, o Chrome subiu de 5.2% para 5.6%, um ganho de 0.4 ponto percentual. Todos os outros browsers viram sua participação diminuir.

O líder do segmento, o Internet Explorer, perdeu meio ponto percentual e ficou agora com 61,58%. A queda do IE, no entanto, é algo normal já que este browser vem perdendo mercado há três anos.

O dado surpreendente é que o Firefox, que apresentava sequencias contínuas de crescimento, anotou perda de 0.2%, ficando em 24.23." (Fonte: INFO)

Novo chip da Freescale possibilitará e-Books de US$ 98

Um novo chip da Freescale tem como objetivo reduzir o custo dos livros digitais para menos de US$ 98:

"Developed in cooperation with E-Ink, maker of the Vizplex electrophoretic display universally used in all of today's popular e-readers, the i.MX508 system-on-chip (SoC) combines a hardware Vizplex controller with a fast ARM Cortex-A8 applications processor and special e-reader power-savings modes. (...)

To help original equipment manufacturers (OEMs) meet that magic $98 price point, Freescale has integrated an E-Ink display controller into the SoC alongside Freescale's i.MX508 applications processor for a total cost under $10 (compared to as much as $20 for a standalone display controller today). The i.MX508 also integrates flash memory, dual USB controllers, a DDR2 low-power high-speed interface to SDRAM, support for an auxiliary LCD (like that used on Barnes and Noble's Nook) and other integrated capabilities to reduce the OEMs bill-of-materials.

"We believe the i.MX508 will reduce an e-reader's part counts and lower other costs associated with electronic paper display control functionality by as much as 50 percent," said Braddom." (Fonte: EE Times)

Folha de S. Paulo maquia dados sobre o PAC

A Folha publicou ontem que o "Governo maquia dados e esconde atraso do PAC".

Há alguns anos, a notícia ficaria sem resposta. Quando muito, teria um parágrafo afirmando que o jornal procurou o outro lado, que negou as acusações.

Hoje temos acesso imediato à resposta:

"NOTA À IMPRENSA

Folha de S. Paulo maquia dados sobre o PAC

1. São infundadas e inaceitáveis as acusações do jornal Folha de S. Paulo (02.03.2010) a respeito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Se existe “maquiagem” ou tentativa de “esconder” informações em relação ao PAC, ela está na reportagem do jornal, e não nos balanços periódicos do Programa.
2. A Casa Civil da Presidência da República reitera que não há hipótese de manipulação das informações dos nove relatórios do PAC. Os balanços são transparentes e sempre foram amplamente divulgados e exaustivamente analisados pela imprensa. Tanto é assim que, a partir deles, a própria Folha pode fazer sua pesquisa e sua pauta para a elaboração da reportagem. Além disto, os dados estão disponíveis a qualquer interessado na internet.
3. Todas as alterações de cronogramas das ações do PAC estão registradas nos balanços, como, aliás, admite a própria Folha ao longo do texto: “(…) em consultas ao primeiro balanço oficial do PAC, de maio de 2007, e aos oito seguintes (…) descobre-se que muitas das obras (…) passaram por uma revisão de metas e tiveram seu prazo de conclusão dilatado…”
4. Os balanços do PAC sempre fizeram referência às ações desenvolvidas dentro do Programa, classificando seu andamento como “adequado”, “atenção” ou “preocupante” de acordo com os riscos apresentados à execução de cada uma.
5. Mesmo alertada sobre esse critério objetivo, a Folha optou pelo caminho da manipulação ao selecionar uma amostra parcial de 75 ações do primeiro balanço (de um total de 1.646) para concluir, de maneira premeditada, que 75% das ações do PAC estão atrasadas. A Folha erra ao tomar o resultado de uma amostra e aplicar o percentual sobre o total de ações.
6. O fato é que das 2.471 ações monitoradas, metade foi concluída, 44% estão com ritmo adequado de execução, 5% em atenção e 1% em situação preocupante. Se metade foi concluída, como poderia haver 75% atrasadas?
7. A verdade é que, em valor, 40,3% das ações foram concluídas, representando investimentos de R$ 256,9 bilhões. Somados às ações em andamento, os investimentos do PAC, de 2007 a 2009, totalizaram R$ 403,8 bilhões – 63,3% da meta até o final de 2010.
8. Já o desmembramento de algumas ações (que o jornal chama de “fatiamento”) deve-se a sua complexidade e visa a aprimorar seu monitoramento. É o caso, por exemplo, da duplicação da BR 101 Nordeste, obra de mais de 1.000 Km de extensão, atravessando seis estados, e com diferentes estágios de execução." (Fonte: Assessoria de imprensa da Casa Civil)


Interessante o fato de que a Folha selecionou 75 ações (de um total de 1.646) para concluir que 75% das ações do PAC estão atrasadas.

Mas com a velocidade da internet, os factóides não páram de pé -- e a imprensa perde mais um pouco de seu principal ativo, que é a credibilidade.

2010-03-02

Freescale anuncia novo chip para eBooks

"Freescale Semiconductor diz que sua próxima geracão chip para os leitores eletrônicos irá fornecer um melhor desempenho, ajudando a reduzir o preço de varejo dos aparelhos.

Processadores Freescale já estão presentes em alguns dos mais populares e-readers, incluindo o Kindle da Amazon, e o Sony Reader.

O analista de mercado DisplaySearch prevê que as vendas de e-readers, este ano, deve ser o triplo de 2009, para mais de 14 milhões de unidades.

Freescale planeja enviar amostras do i.MX508 para selecionar os clientes no início do terceiro trimestre deste ano. O chip vai custar menos de US $ 10 em quantidades superiores a 250.000 unidades." (Fonte: InformationWeek)

2010-03-01

Carta Capital: Os dogmáticos e a realidade

"Os ataques à política do BB é uma boa medida de como se dará o debate eleitoral neste ano. Os dogmáticos, como sempre, consideram-se portadores de uma verdade divina e natural. Estranhamente acusam de "ideológicos" os que se dedicam a apenas observar a realidade, numa inversão total de valores. E a realidade indica que bancos públicos e privados fortes, transparentes e em ambiente saudável de competição, tornam o sistema mais virtuoso.

Dependesse desses legionários da boa-fé liberal, o BB, a Caixa e a Petrobras já teriam sido leiloados a preço de banana. Fica a pergunta: com quais instrumentos o Brasil teria enfrentado a crise? " (Fonte: CartaCapital)

Pesquisadores da Caltech criam células solares ultra-eficientes

"Pasadena, Califórnia - usando arrays de comprimento, fios de silício fino incorporados em um substrato de polímero, uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) criou um novo tipo de célula solar flexível que aumenta a absorção de luz solar e converte eficientemente seus fótons em elétrons. A célula solar faz tudo isso usando apenas uma fração dos materiais semicondutores caros exigido por células solares convencionais.

"Muitos materiais podem absorver muito bem a luz, mas não gerar eletricidade -- como, por exemplo, tintas negras", explica. "O que há de mais importante em uma célula solar é saber que a absorção leva à criação de portadores de carga".

O fio de silicone matrizes criado por Atwater e seus colegas são capazes de converter entre 90 e 100 por cento dos fótons que absorvem em elétrons. Em termos técnicos, os fios têm uma quase perfeita eficiência quântica interna." (Fonte: Caltech)

Internet ultrapassa jornais como fonte de notícias nos EUA

"A Internet ultrapassou os jornais como forma primária para receber notícias, segundo o Pew Internet & American Life Project. Isso faz com que a Internet se torne a terceira plataforma de notícias mais popular.

Emissoras de TV nacionais e locais continuam a dominar o ciclo de notícias para a maioria dos americanos, mas a Internet está agora em terceiro na lista, à frente de jornais nacionais e locais.

Pew aponta que os consumidores que não se baseiam apenas em jornais e programas de televisão são muito mais interativos com as notícias também. Um terço das pessoas com telefones celulares, dizem obtêm suas notícias ao celular, e 37 por cento das pessoas com acesso à Internet relataram ter contribuído para a criação de notícias, comentando, ou divulgando.

E mesmo que nem todos comentem ou enviem notícias, esse método ainda é bastante eficaz para a população em geral. Três quartos das pessoas que consomem notícias on-line disseram fazê-lo graças a e-mails ou posts em sites de mídia social." (Fonte: Ars Technica)