2009-06-07

A imprensa não gostou do blog da Petrobras (atualizado)

Pela primeira vez a sociedade tem como obter informações da Petrobras sem passar pelo filtro sensacionalista da mídia tradicional. Só a imprensa, que normalmente detém o monopólio sobre as informações publicadas, não gostou.

"O Estado de São Paulo: A divulgação do e-mail enviado pela repórter da Folha de São Paulo não é ilegal? Há um disclaimer no fim das mensagens enviadas pelo jornal que diz que qualquer divulgação é proibida. Vocês pediram autorização ao remetente?

Petrobras: Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público.

O Globo: Por que estão sendo apresentadas as matérias publicadas pelos veículos, e depois as perguntas do repórter e as respostas?

Petrobras: A intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela Companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa." (Fonte: Petrobrás Fatos e Dados)


Atualização (06/05): a Folha publicou um artigo criticando a iniciativa da Petrobras. Com o título "Petrobras usa blog para vazar reportagens", a Folha diz:

"Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma "política de transparência" adotada pela direção da empresa.

A atitude da Petrobras motivou os jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo" a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: "Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público". (Fonte: Folha de S. Paulo)


Atualização (07/05): em reportagem intitulada "Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas", o Globo também usou a expressão "vazamento" para classificar o fato de que a Petrobras divulgou -- com muita transparência -- as perguntas e respostas que recebeu:

"Quebra de confidencialidade - Alvo de suspeitas de má gestão e favorecimento político em contratos, a Petrobras criou um blog para vazar informações obtidas por jornalistas que investigam indícios de irregularidades nos negócios da estatal. Nos últimos dias, o blog quebrou a confidencialidade de perguntas enviadas à assessoria de imprensa da estatal por jornalistas dos principais veículos de imprensa do país.

Já foram alvo da tática da empresa profissionais do GLOBO, da "Folha de S.Paulo" e de "O Estado de S.Paulo", que procuraram a Petrobras para cobrar esclarecimentos e ouvir a sua versão dos fatos antes de escrever as reportagens.

A CPI da Petrobras, criada contra a vontade do governo federal para apurar as suspeitas de irregularidades na estatal, deveria ter sido aberta na terça-feira da semana passada, mas foi adiada por manobras da base aliada.

Leia mais: Instalação da CPI na véspera do feriado ainda é incógnita.

O blog, chamado Fatos e Dados, divulga as informações obtidas pelos jornalistas antes da publicação das reportagens em seus respectivos veículos de comunicação. Além de violar o sigilo dos órgãos de imprensa, a prática da Petrobras ignora regras estabelecidas pela própria estatal em sua comunicação com terceiros. Os e-mails enviados pela estatal contêm uma mensagem de rodapé, em três idiomas, que ameaça processar os destinatários que não derem "tratamento adequado" às informações. Afirma o texto: "Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal".

Num dos exemplos de desrespeito à apuração dos jornais, o blog reproduziu, na noite de sexta-feira, perguntas sobre o programa de biodiesel enviadas pela sucursal de Brasília do GLOBO. A publicação do questionário, enviado na manhã de sexta-feira, vazou informações apuradas pelo jornal ao longo da semana e antecipou parte do conteúdo de reportagem publicada na edição de hoje. A leitura do blog também mostra que a Petrobras costuma responder às perguntas em bloco, ignorando parte dos questionamentos dos jornalistas." (Fonte: O Globo)


É simplesmente ridículo classificar como “vazamento” a divulgação das perguntas e respostas — não há nada de ilegal nisso, ao contrário: apenas impede a manipulação dos fatos. Por que, afinal, a imprensa teria medo dessa transparência?

Parabéns à Petrobras!

Que muitas outras estatais e órgãos públicos sigam o seu exemplo e joguem mais luz sobre o modus operandi da mídia tradicional.

PS: o blog do Noblat divulga apenas a versão dos jornais. Nenhuma linha sobre o ponto de vista da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário