"Blog da Petrobras - O falso antagonismo - A Petrobras - tenho convicção, não por má fé, mas por falta de compreensão e aprofundamento de um assunto complexo e contemporâneo - caiu numa armadilha conceitual que foi a de achar que a sociedade pode prescindir da edição (...)
A sociedade não pode prescindir da imprensa e dos valores da edição.
A Petrobras dá a entender que o sigilo que a imprensa precisa para uma apuração se contrapõe à transparência.
Ora, o sigilo é transitório. Ele faz parte de um método de trabalho que sustenta a construção de um contexto em uma apuração completa. Culmina na transparência total."." (Ricardo Gandour é Diretor de Conteúdo do Grupo Estado de S. Paulo)
Transparência total? Sei, sei...
"Blog da Petrobras - Um mal entendido a ser corrigido - Quando são grandes empresas, de reputação sólida, a explicação costuma se absolutamente desnecessária: elas conhecem a seriedade dos órgãos de imprensa, sabem que o propósito deles é informar bem e não vêem problemas em guardar sigilo. Mesmo quando o assunto não é agradável, mesmo quando se trata da investigação de alguma denúncia. As grandes empresas sabem que, não havendo culpa, dolo, má-fé, basta dar as explicações." (Ali Kamel é Diretor-Executivo de jornalismo da Central Globo de Jornalismo)
O problema é justamente quando a gente começa a perceber a "seriedade" dos órgãos de imprensa...
"Blog da Petrobras - O que é inadequado - A Folha de S.Paulo considera que o teor do blog "Fatos e Dados" está na esfera de autonomia empresarial da Petrobras. Não considera adequado, porém, que questionamentos jornalísticos endereçados à empresa sejam tornados públicos por meio daquele blog antes que as respostas possam ser avaliadas e utilizadas pelos veículos que enviaram as interpelações." (Otavio Frias Filho é Diretor de Redação da Folha de S. Paulo)
Em outras palavras: aguarde que publiquemos nossas acusações baseadas em fatos distorcidos, e somente então tome iniciativa.
"Blog da Petrobras - Um erro, um abuso, um disparate - O risco de vazamento é inerente à atividade jornalística. Não é de estranhar que um repórter tope com um personagem que, na impossibilidade de impedir a publicação de uma denúncia, torne-a pública, a seu modo, antes que ela seja bem concluída e documentada." (Luiz Antonio Novaes é Editor-Executivo de O GLOBO e responsável pela edição da 1ª página)
Como é que é? Para impedir a divulgação da denúncia, o personagem vai lá e publica tudo, na íntegra, pela internet -- para que todo mundo possa ver?
Mas o melhor mesmo foi o comentário de um leitor, sobre a seleção de comentários do Noblat:
"Ô noblat....que é isso heim. Pergunte a um palestino o que ele acha de um judeu. Pergunte a um palmeirense o que ele acha de um corintiano. Pergunte ao lobo mau o que ele acha dos tres porquinhos.....Brincaderira né...me ajuda ai vai...."
Nenhum comentário:
Postar um comentário