2010-09-18

Liberdade de imprensa e governo: uma relação delicada

A mesma revista cujo blogueiro oficial chama o presidente da república de "apedeuta";

A mesma revista cujo principal colunista declarava querer derrubar o presidente, e chama o presidente da república de "anta";

A mesma revista que processou o jornalista Luis Nassif por tê-la denunciado em uma série de artigos;

Sim, estamos falando da Veja, que escreveu o que quis, sobre quem quis, durante os últimos 8 anos -- sem ser incomodada.

Agora eles nos vem com essa:

"Os oito anos do governo Lula foram alarmantes para a imprensa livre. O presidente em pessoa protagonizou tentativas de cerceamento da liberdade de opinião em seus dois mandatos... Mas Lula não esteve sozinho na busca desse objetivo. Governo, PT e sindicatos se revezaram na tarefa de emplacar alguma espécie de "controle social da mídia" – fórmula que, no fundo, expressa o desejo de relativizar ou simplesmente restringir a liberdade de imprensa, um dos pilares das sociedades democráticas." (Fonte: Veja)


Atualização (17/09):

E agora, a ironia, das ironias:

Clube Militar reúne Merval, Reinaldo Azevedo e Instituto Millenium para discutir a Democracia Ameaçada:

http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/golpe-em-marcha-clube-militar-reune.html

Atualização (18/09):

E não vamos nos esquecer das palavras do próprio Serra, em palestra para militares, no Clube da Aeronáutica no Rio há poucas semanas:

"– Em 64, uma grande motivação para a derrubada do Jango foi a república sindicalista. Lembra disso? Não tinha nada disso, isso não tinha a menor possibilidade. Eles (o PT) fizeram agora a verdadeira república sindicalista. Não é para fazer socialismo, estatismo, nada. É uma máquina poderosa, tem internet, tem isso, tem aquilo." (Fonte: O Globo)


Quer dizer, Serra diz para militares que não havia em 64 uma república sindicalista; mas que agora há.

Como escreveu Brizola Neto:

"E se, então, não se justificava o golpe, a ocupação militar do Estado civil, agora ela se justifica?

Serra só perde para Carlos Lacerda em falta de talento: ele era o corvo, agourento, mas um personagem em que, se faltava-lhe o caráter, sobrava-lhe o brilho. Serra é só o “coiso”, uma figura que nem sob a luz de mídia consegue deixar de ser medíocre."


---

Carta Aberta ao Assinante da Veja
- http://tinyurl.com/2wcpxf8 -
#CanceleVeja #BoicoteAnunciantesDaVeja

Nenhum comentário:

Postar um comentário