2010-09-18

Empate técnico entre Dilma e Serra

Das manchetes inacreditáveis, ou ainda: dos contorcionismos matemáticos -- leia até o final:

Mesmo com a vantagem significativa de 41% contra 34,9% a manchete do Diário Catarinense é: "Empate técnico entre Dilma e Serra".

"A disputa presidencial em Santa Catarina se manteve em empate técnico, mas com inversão de posição entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em relação à pesquisa anterior do Mapa. A petista aparece na frente, com 41% contra 34,9% do tucano segundo os números divulgados pelo Instituto Mapa. Marina Silva (PV) tem 10,9%. Os outros não atingiram 1%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 21 de agosto, Serra ainda aparecia na frente no Estado – embora já fosse constatado o empate técnico. Na época, o tucano tinha 45,4%, contra 41,6% de Dilma. Marina tinha 8,9%. O Mapa também fez simulação de segundo turno entre os dois candidatos. O cenário pouco se altera: Dilma teria 45,5% contra 42,1% de Serra.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram entrevistados 1.008 eleitores em todas as regiões do Estado." (Fonte: ClicRBS)



O detalhe ainda mais cômico é a margem de erro, de "3,1 pontos percentuais": este 0,1 ponto percentual é exatamente o erro que mantém o "empate técnico", pois a diferença entre Dilma e Serra já é de 6,1%.

---

É o PIG torturando a matemática até que ela confesse. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário