2009-05-05

Estratégia para acelerar a putrefação da mídia tradicional

Idelber Avelar publicou um post interessante em que discute a necessidade de Acelerar a putrefação da mídia e a desmoralização de Gilmar Mendes.

Vou deixar o Gilmar Mendes para um outro post, até mesmo porque ele conta com o apoio de grande parte da mídia.

Precisamos de uma estratégia para acelerar a putrefação da mídia tradicional. Não falo, naturalmente, de toda a mídia, mas dos veículos que usam seu poder para manipular a opinião pública.

Para reduzir o poder de manipulação da grande mídia, precisamos reduzir suas principais fontes de recursos: leitores e anunciantes.

Para reduzir o número de leitores, devemos, em primeiro lugar, alertá-los para as distorções publicadas diariamente. O maior ativo de um veículo de comunicação é a sua credibilidade -- a credibilidade atrai leitores e anunciantes.

Se a mídia promove a mentira e a corrupção, deve pagar por isso com sua credibilidade.

Precisamos também promover a imprensa alternativa -- particularmente a blogosfera. Como fazer isso? Você pode começar criando seu próprio blog. Não seja um leitor passivo de notícias. Escreva, analise, divulgue.

Não importa se o seu posicionamento é de esquerda ou de direita. Precisamos de visões alternativas que não estejam contaminadas pela mídia tradicional.

Finalmente, precisamos atacar a segunda fonte de recursos da mídia, que são os anunciantes.

Eu já fiz isso uma vez, com uma edição da VEJA -- na absurda retrospectiva do final de 2008, em que ela dedicou uma página para condenar Protógenes Queiróz, e não dedicou uma única linha contra Daniel Dantas.

Naquele mesmo dia eu publiquei um post: "Quem patrocina a mentira e a corrupção", listando os maiores patrocinadores da VEJA.

Precisamos fazer isso com mais frequência. A cada semana. E cada vez que for publicada uma nova lista, uma nova corrente de referências cruzadas, para marcar quem apóia o esquema.

Partindo do princípio que os anunciantes são inocentes, eles devem ser alertados para o fato de que patrocinam indiretamente a mentira e a corrupção. E pôr fim neste patrocínio.

Se eles não forem inocentes, mas realmente tiverem interesse em patrocinar este jogo sujo, devem sofrer as consequências.

2 comentários:

  1. Ótima ação contra a manipulação da grande mídia

    ResponderExcluir
  2. ROGER - BELO HORIZONTE

    É isso mesmo, devemos nos mobilizar de todas as formas contra essa manipulação suja de notícias dessa mídia do atraso. Além dos jornalões e principalmente o sistema globo de manipulação e mentiras.

    ResponderExcluir