2009-05-11

Stephen Kanitz: A Verdadeira Função Da Imprensa

Bom artigo de Stephen Kanitz, sobre a razão que o leva a escrever um blog de boas notícias -- O Brasil que Dá Certo:

"Várias teorias existem sobre porque os jornais com notícias negativas e manchetes catastrofistas sobrevivem, quando a lógica mostra que lentamente deveriam ir à falência por falta de leitores. (...)

Muitos de nós usamos o jornal PARA CONFIRMAR DECISÕES JÁ TOMADAS.

Se você decidiu postergar a compra de um carro, a leitura de que o PIB irá cair 4% vai ao encontro da decisão já tomada. "Eu sabia que tomei a decisão correta." Se você decidiu não montar um novo negócio, não crescer neste ano, não se arriscar, são notícias negativas que você quer ouvir.

É, sem dúvida, mais uma forma de AUTO-ENGANO. E, como Eduardo Gianetti já escreveu, o auto-engano é benéfico para o ser humano. Todos nós somos inseguros e poderíamos estar constantemente mudando de opiniões e decisões já tomadas se não confirmássemos estas decisões já tomadas, mesmo que equivocadas e erradas.

Ler jornal com informações totalmente incorretas e imprecisas acaba sendo útil porque isso ajuda a solidificar nossas decisões.

Ao contrário do que muitos comentam por aí, Míriam Leitão acaba sendo útil. Ela ajuda àqueles que desistiram de alguma coisa na vida, de comprar, de investir, de casar, de prestar vestibular e assim por diante. Ela é lida e adorada pelos conservadores, tímidos e assustados - e estes são a maioria neste país. Tanto é que ela está na mídia com muito sucesso há mais de 30 anos, sucesso ela tem. (...)

Os pessimistas cumprem, sim, o seu papel: o de confirmar as decisões da maioria. Que ainda é cedo para investir, empreender, arriscar e arrojar. Escrevem para os cordeiros, e não para os líderes da sociedade, que não têm paciência para ler jornal. (...)

Somos inseguros e precisamos que outras pessoas digam o que nós mesmos sacamos. Todos nós temos o “cheiro de rua”, todos nós somos economistas práticos, para o desespero dos economistas acadêmicos, mas precisamos que alguém confirme nossas observações.

O Brasil Que Dá Certo é o fórum das pessoas que já estão dando certo neste país, dos que acreditam em si e neste país.

Eu me senti frustado nestes dois meses do blog porque no fundo estou escrevendo para os já convertidos.

O meu intento de mudar a imprensa que está aí, que vocês certamente perceberam, era absolutamente inviável, como Lars Hall e Petter Johansson demonstraram. Jornalistas jamais irão mudar porque o que publicam é justamente o que a maioria dos seus leitores quer ler.

Portanto, O Brasil Que Dá Certo nunca terá uma enorme circulação, porque somos poucos.

Mas longe de isso ser um desestímulo para desistir, isso é um estímulo para continuar.

São estes poucos, que são vocês, que precisam de um veículo que confirme as suas boas decisões, a sua visão de que o Brasil, de fato, está dando certo, e que continuará dando certo." (Fonte: Stephen Kanitz)

Um comentário:

  1. Não concordo MEEEEEEEEEESMO. Núncaras!

    A verdadeira função da mídia é REPETIR sempre, sempre, sempre, o que deva ser REPETIDO sempre, sempre, sempre, no interesse dos donos do poder. Assim, a mídia INVENTA um mundo que não existiria se a mídia não o inventasse.

    E jamais faltam colunas, cujas ideias JAMAIS chegam às manchetes, na grande mídia, para INVENTAR argumentos de validação... da própria mídia. E assim segue a luta.

    A mídia existe para INVENTAR um mundo que é o mundo que interessa aos empresários da mídia, ao negócio da mídia e aos candidatos da mídia. De tanto REPETIR, REPETIR, REPETIR signos, palavras, imagens e discursos, a MÍDIA INVENTA E IMPLANTA o mundo que mais interessa aos donos da mídia -- e sempre, só, primeiro, a eles só.

    A mídia NÃO É AGENTE de informação sobre o mundo que existe. O mundo que existe tem INFINITOS lados, aspectos, movimentos, fatos, opiniões, versões e está em perpétuo movimento, mudando sempre.

    O mundo que existe não é mostrável pela televisão e só pode ser visto, mesmo, mesmo, NO MUNDO, nunca nos jornais ou na televisão, é claro, pq não cabe nem em jornais nem em televisão nem jamais caberá.

    A MÍDIA É AGENTE DE INVENÇÃO do mundo que interessa aos empresários do negócio "comunicação", que exista no imaginário dos eleitores ou dos súditos do rei de plantão.

    Considerem, por exemplo, o 'fato' de o senador Virgílio estar ontem, 6ª-feira, depois de já haver acordo firmado entre as lideranças, de que não haveria CPI da Petrobrás e depois de a tucanaria salafrária, em sessão DESERTA, já ter TRAÍDO o acordo de que não haveria CPI da Petrobrás.

    Que 'fato' há em aquele doido varrido estar à meia noite, andando pelos corredores desertos do Senado? Ali não há qquer 'fato', além do fato inventado.

    É mentira que o senador Virgílio estivesse ali, ontem, à meia noite, por qquer tipo de necessidade REAL da história do mundo.

    O senador Virgílio estava ontem à meia noite, nos corredores do Senado, sozinho, escabelado e gago, repetindo frases feitas, EXCLUSIVAMENTE para aparecer no Jornal da Globo.

    Resumo da ópera: a Globo ontem -- como faz tooooooooooooooooooodos os dias -- INVENTOU o fato que desejava inventar.

    De fato, a Globo, ontem, REPETIU o fato inventado pelo senador Virgílio e por aqueles cinco patetas, imbecis, golpistas, salafrários, irresponsáveis, cínicos, hipócritas, PATÉTICOS, que construíram a cena fictícia, do começo ao fim, de uma 'aprovação legal' da instalação da CPI da Petrobrás.

    Se a Globo quisesse, poderia ter inventado outra realidade: mostraria os preparativos do governo Lula que, naquele momento, estava embarcando para a Arábia Saudita, China e coisa-e-tal, em viagem importantíssima.
    Mas isso seria inventar um mundo cuja existência não interessa à Globo.

    A mídia INVENTA MUNDOS e inventa sempre. Mas é sempre pior, para a democracia, quando o mundo inventado pela mídia NÃO É O MUNDO que está sendo construído pelo voto da maioria, em eleições democráticas, legítimas e perfeitas.

    A Globo faz o serviço de INVENTAR um mundo no qual o senador Virgílio andaria 'naturalmente' pelos corredores do senado às 6ªs-feiras à noite. É isso, só isso e sempre isso.

    ResponderExcluir