2008-12-29

Satiagraha: personagens e fatos da operação que mexeu com o Judiciário

O site Última Instância apresenta uma análise da Operação Satiagraha. Se, na minha opinião, a análise acabou sendo favorável demais ao ministro Gilmar Mendes, por outro lado, houve uma tentativa de mostrar todos os lados da questão:

"Entre todos os temas polêmicos que passaram pela Justiça em 2008, nenhum teve tanta repercussão ou causou tamanho impacto na sociedade quanto a operação Satiagraha da Polícia Federal.

Aquilo que poderia ser apenas mais uma diligência policial de busca e apreensão acabou se tornando o estopim de um complexo debate, para alguns, sobre as fronteiras da atuação do Estado na perseguição a criminosos; ou, para outros, sobre as limitações do atual sistema Judiciário no combate a delitos de alta complexidade, como os crimes financeiros." (Fonte:Última Instância)


Num determinado momento, o artigo explica a estratégia da defesa de Dantas:

"Apaixonamento, parcialidade, satisfação de caprichos pessoais e abuso de poder. Esses eram alguns dos argumentos usados pelos advogados do dono do Grupo Opportunity para, por diversas vezes, tentar afastar do caso o juiz, responsável por uma 'cruzada' contra seu cliente."


Calma lá!

Não foi exatamente isso o que Janio de Freitas escreveu na Folha, outro dia? Não tem sido este o teor da cobertura de VEJA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário