2008-12-24

O jogo ritual da chantagem

Como vocês devem se lembrar, dois jornalistas aliados de Gilmar Mendes foram entrevistá-lo no Roda Viva: Reinaldo Azevedo da VEJA, e Márcio Chaer do Consultor Jurídico.

O alinhamento destes jornalistas com Gilmar Mendes já estava claro mesmo antes do programa ser realizado; e a participação dos dois apenas confirmou o que se esperava: ambos estavam lá para levantar a bola do entrevistado. Como depois comentou Ernesto Rodrigues, ombudsman da TV Cultura: "Reinaldo Azevedo e Márcio Chaer, na tentativa de instrumentalizar o programa diante de um tema tão delicado e de um personagem tão controvertido, conspiraram contra a qualidade e o equilíbrio jornalístico desta edição do Roda Viva, o que sugere uma cuidadosa reflexão da direção do programa sobre os critérios de seleção dos entrevistadores".

Ernesto Rodrigues tem sido desde então fuzilado por Reinaldo Azevedo.

Reinaldo Azevedo começou a listar detalhes negativos sobre o histórico profissional de Ernesto Rodrigues:

"'ARNESTO' TEM PRESENTE E, SOBRETUDO, PASSADO...

Rodrigues se dá o direito de tecer comentários sobre o meu desempenho profissional. Então não custa fazer alguns sobre o dele. Foi demitido da TV Globo de São Paulo, o que não está em sua biografia, por ter "matado" o atleta João do Pulo antes da hora. Rigor e precisão, como fica claro em seu comentário, não parecem ser mesmo o seu forte. De fato, como diz a sua biografia, trabalhou na Globo de Londres, de onde também "foi saído" porque, como direi?, discutiu fisicamente com uma funcionária uma escala de folgas de forma nada amistosa. Parece que ele lida mal com quem não concorda com ele. Ah, sim, também trabalhou na VEJA..." (Fonte: Reinaldo Azevedo)


Observe a reticência... é como se ele dissesse: "estou guardando munição para mais tarde".

Agora Márcio Chaer volta sua artilharia contra Luis Nassif, um dos jornalistas que questiona o esquema Dantas/Mendes.

Depois de publicar um artigo contra Luis Nassif, Márcio Chaer o procurou por email:

"Chaer - Nassif, quando eu o procurei você perguntou se eu queria que você colocasse meu email no ar. Em retribuição, caso você queira dizer o que pensa do artigo/editorial que produzi, não se acanhe.

LN - Obrigado, Márcio. Tenho meu próprio espaço.

Chaer - Então se prepara. Vem mais.

LN - Sem problema. Você se suicida sem ajuda de ninguém.

Chaer - Não acho que você aguente. Nem sua mulher."


É um jogo sujo, típico de uma máfia acostumada a usar a intimidação para calar seus adversários. O veículo é a mídia alinhada com Dantas; a principal arma, é o assassinato de reputações.

Um comentário:

  1. Para o Capitao do Óbvio
    Nao sei se você já soube, mas o Chaer do Consultor Jurídico ameaçou o Nassif, inclusive incluindo a esposa dele na ameaça. Acho importante que todos os "blogueiros do bem" denunciem a canalhice dessa gente.

    ResponderExcluir