2008-11-15

Grampo da Veja foi armação?

As peças começam a se encaixar.

O grampo da Veja pode ter sido mesmo uma armação para derrubar Paulo Lacerda, que apoiava a Satiagraha.

"Investigações da Comissão de Sindicância do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) apontam o presidente da Associação dos Servidores da Abin (Asbin), Nery Kluwe, como um dos principais suspeitos de participar da operação que resultou na produção e divulgação de trechos de uma conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Segundo reportagem de Jailton de Carvalho publicada neste sábado no GLOBO, o ministro-chefe do GSI, general Jorge Félix, tratou do assunto com dirigentes da Abin, na quinta-feira. Sindicalista há longo tempo, Kluwe lidera uma campanha interna para tirar o delegado Paulo Lacerda em caráter definitivo do comando da Abin.

Lacerda foi afastado do cargo em caráter temporário pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de setembro, quando a revista "Veja" divulgou reportagem sobre suposto grampo
. Gilmar Mendes cobrou providências imediatas de Lula e, no meio da crise, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sugeriu o afastamento de Lacerda. Agora, o caso começa a tomar novos contornos. (...)

Ouvido pelo GLOBO, o presidente da Asbin negou as acusações:

- Suspeitam que eu sou o autor do grampo e do vazamento. Mas o ônus da prova cabe a quem acusa. Eu acredito em prova. Provar é impossível. Não fiz o grampo - afirmou." (Fonte:O Globo)


Se a suspeita se confirmar, o Presidente do Supremo Gilmar Mendes (que soltou Dantas duas vezes), e o Ministro da Defesa Nelson Jobim (ex-Presidente do Supremo, funcionário de Mendes) usaram de uma armação patrocinada por Veja para forçar a saída de Lacerda da Abin.

Vamos repetir os nomes dos personagens e veículos da armação:

- Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal
- Nelson Jobim, Ministro da Defesa, funcionário de Gilmar Mendes
- Marcelo Itagiba, Presidente da CPI dos Grampos, no Legislativo
- Revista Veja, oferecendo o espaço e apoio necessário na Imprensa

Não se trata de culpá-los por antecipação, mas a insistência desses personagens em desviar o foco das investigações contra Daniel Dantas para o grampo -- que, afinal de contas, pode ter sido criado para derrubar Lacerda -- é realmente de se estranhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário