2010-09-06

Brizola Neto sobre Serra: "O abraço dos afogados"

Enquanto FHC fala de "ameaça a democracia", Brizola Neto nos brinda com uma belíssima análise do que acontece na oposição. Aqui vai um trecho:

"Nada mais eloquente, por sinal, do que o estrondoso silêncio de Aécio Neves nesta história.

Quando Serra julgou ter tirado dele a condição de aspirante à “coroa” presidencial, tirou-lhe, de fato, a condição de aliado a ser imolado numa batalha que, agora se vê, é impossível de ser vencida. Não pôde mais deixar-lhe o lugar da imolação, como fez com Alckmin em 2006. Acreditava, como insensível à história que é, que o fenômeno Lula era pessoal e não um realinhamento histórico do povo brasileiro. Logo, não sendo Lula, em pessoa, o adversário, a vitória lhe pareceu, agora, possível.

Quando defenestrou – com métodos que não é pudico narrar aqui – Aécio da disputa, Serra se torno o único proprietário de uma empresa que iria se revelar falida: a oposição a Lula.

Ficou “dono” do PSDB, do DEM, do PPS e das parcelas do PMDB e do PTB que conseguiu cooptar, ligadas a Quércia e Jefferson.

O direito de ser candidato, já no início deste ano, passou a ser um fardo insuportável. Até o último minuto, procurou livrar-se dele, adiando o anúncio de sua candidatura. Olhava em volta, quase suplicava a volta de Aécio. Mas este, claro, já percebera o mesmo e “controlou” a distância entre a solidariedade formal e o desprezo político real a Serra.

A gritaria serrista, agora, assemelha-se ao terrível abraço do afogado: o desespero que faz arrastar à morte todo aquele que lhe estiver próximo. E os que perceberem isso o evitarão, é claro." (Fonte: Brizola Neto)


Leiam o artigo completo, no link acima. É um documento histórico, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário