2010-08-17

Por que as patentes de software são uma piada -- literalmente

"É um fato bem conhecido que desenvolvedores de software detestam patentes de software. "Detestam" talvez não seja uma palavra forte o suficiente. Que tal odeiam, desprezam, se ressentem, abominam? Você captou a idéia. Nós não gostam de patentes de software, quase tanto como relatórios de status semanais, prazos, e conference-calls.

Assim, se dependesse de nós, a maioria dos programadores não escreveria patentes. Esta era a situação no início da história da Sun, de acordo com um dos seus mais famosos ex-empregados, James "Pai do Java" Gosling. Em uma postagem no blog excepcionalmente sincera sobre o processo da Oracle contra o Google, neste domingo, ele escreve:

"A Sun não pedia muitas patentes, inicialmente. Mas, então, foi processada pela IBM por violar a patente do "RISC" - uma patente que basicamente dizia: "se você fizer algo mais simples, ele será mais rápido". Parecia uma noção óbvia, que não deveria ter sido patenteadas, mas foi; a Sun foi processada, e perdeu. A multa era enorme. Quase nos levou à falência."

Em resposta, os engenheiros da Sun foram convidados a escrever tantas patentes quantas pudessem:

"Nós sobrevivemos, mas para ajudar a proteger-nos de ameaças futuras, entramos em um frenesi de patentes. Mesmo que não gostássemos, o jogo é o que é, e patentes são essenciais para as empresas modernas, ainda que apenas como uma medida defensiva."

O que acontece quando você obriga um monte de pessoas inteligentes e talentosas a fazer algo que realmente não gostariam de fazer? A reação natural é zombar com a tarefa, e transformá-lo em um jogo. Uma piada:

"Houve até uma competição não oficial para ver quem conseguia aprovar as patentes mais ridículas através do sistema. Minha entrada não foi nem de perto a mais ridícula."

Um outro ex-empregado dom, Charles Nutter, escreveu uma detalhada análise sobre o assunto. Ao considerar ou não a ação tem o mérito, ele afirma:

"A coleção de patentes especificado no processo parece bastante ridícula para mim."

Talvez agora nós saibamos o porquê.

Infelizmente, a piada envolve todos nós. Está na nossa economia, à medida em que aceitamos as patentes de software e aumentamos o medo, incerteza e dúvida, em um tempo já incerto.

É um custo para o sistema, enquanto nós fazemos o trabalho para nossos caros advogados com seus olhos brilhando, ao invés de investir em inovação e no futuro.

http://www.zdnet.com/blog/burnette/why-software-patents-are-a-joke-literally/2039" (Fonte: Dev Connection)

Nenhum comentário:

Postar um comentário