"Embora o Microsoft Office Open XML (OOXML), tenha tornado-se um padrão ISO há dois anos, a empresa ainda não desenvolveu um software que esteja em conformidade com a norma.
O Microsoft Office 2010, que está previsto para ser lançado ainda este ano, implementa a versão de transição do formato, e não é compatível com a versão que foi trabalhada pelo organismo de normalização.
A falha da Microsoft em adotar a versão padrão do formato depois de dois anos tem atraído críticas de Alex Brown, o organizador da subcomissão da ISO OOXML (SC34). Brown foi sempre favorável à Microsoft para obter a rápida aprovação da OOXML durante e após o processo de revisão da ISO, mas o seu otimismo parece estar em declínio. Em um recente blog, Brown afirma que a Microsoft não está cumprindo o seu compromisso de adotar a versão editada da ISO da norma.
Muitos dos problemas que atualmente assolam OOXML foram antecipados pelos críticos do formato durante o processo de aprovação ISO. Apesar de sua extrema complexidade, o formato foi grosseiramente sub-especificado, em parte devido à inclusão de hacks que nunca foram totalmente definidos. O processo de aprovação foi marcado por uma série de irregularidades bizarras, e incidentes de votação em diversos organismos nacionais de normalização.
Vários países tentaram apelar à aprovação do OOXML, mas a ISO rejeitou o recurso, alegando que as falhas processuais eram irrelevantes e não invalidariam a votação final.
Enquanto tudo isso acontecia, Brown estava otimista de que os problemas poderiam ser resolvidos e que a Microsoft adotaria as melhorias propostas pela comissão. Agora, ele vê as coisas sob uma luz muito diferente. OOXML, diz ele, está fadada ao fracasso como um padrão aberto, a menos que a Microsoft mude o seu curso." (Fonte: Ars Technica)
2010-04-02
Dois anos após a aprovacão da ISO, nem mesmo a Microsoft usa o padrão OOXML
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário