2010-03-19

Uma impressora 3D capaz de imprimir prédios

Imagine baixar um modelo de casa pela internet e imprimi-lo em um terreno.

"Em Pisa, Itália, o gênio maluco Enrico Dini está construindo castelos de areia na lua. Sua impressora 3-D gigante é a primeira de seu tipo com o potencial de imprimir edifícios inteiros, de rocha sólida, reduzindo um processo de mil anos para poucos minutos. A impressora usa areia, mas um dia vai usar a poeira da lua.

A máquina, chamada D-Shape, pulveriza uma fina camada de areia com uma base de cola a partir de de centenas de bicos - a sua resolução é de cerca de 25 dpi, nada mal para uma impressão a esta escala. A cola se liga à areia em rocha sólida, e constrói, camada por camada, uma escultura, uma peça de mobilia, ou, algum dia, uma catedral. "O que eu realmente quero fazer é usar a máquina para completar a Sagrada Família", afirma Dini. Ok, parece um pouco louco, mas não muito.

Dini alega que o processo é quatro vezes mais rápido do que a construção convencional, custa de um terço ou metade do cimento Portland, cria poucos resíduos, e é melhor para o ambiente. Mas o seu principal argumento de venda pode ser simplesmente que torna simples a criação estruturas e curvas Gaudiescas." (Fonte: Fast Company)

Nenhum comentário:

Postar um comentário