2010-03-04

DMCA avança no Reino Unido

De acordo com esta matéria no slashdot, o lobby do copyright está avançando sua agenda de espalhar a DMCA pelo mundo. De acordo com a Wikipedia:

"Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA (em português, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma lei de direitos de autor dos Estados Unidos da América que criminaliza não só a infração do direito autoral em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar medidas de proteção dos direitos de autor. Além disso aumenta as penas por infrações de diretos autorais na Internet.

A DMCA pode impedir a competição e a inovação. Embora o objetivo seja combater os piratas, muitos proprietarios de copyright manobraram a DMCA para obstaculizar seus competidores legítimos. Por exemplo, utilizou-se a DMCA para bloquear a competição do mercado de acessórios como cartuchos de toner de impresoras laser, portas de garagem e serviços de manutenção de computadores. Da mesma forma, a Apple Computer invocou a DMCA para neutralizar os esforços da RealNetworks de vender música aos proprietários de iPod".


Se o DMCA encontrar seu caminho na Europa, logo será imposto para todo o mundo.

Estará na hora de criarmos o Partido Pirata no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário