2010-02-12

O problema da cola em Stanford

"Quem não cola não sai da escola". Quem nunca ouviu isso? A cola é institucionalizada no Brasil. Talvez aí esteja a raiz da noção de que sempre será possível fazer qualquer coisa, e ainda sair ileso. Todos políticos foram um dia alunos...

"Em janeiro, no primeiro dia da Ciência da Computação, Eric Roberts, o professor, começou com a sua habitual advertência: "Cole, e você será pego". E acrescentou: "Cole, e seus colegas vão sofrer".

Estas não eram ameaças vazias em um departamento onde pode ser fácil colar (copiar, colar algum código, voila!). Jay de la Torre, um sênior, foi pego e foi suspenso neste trimestre, como parte de sua punição. O Sr. de la Torre estava levando a aula de ciência da computação pela segunda vez, em seu primeiro ano, quando ele colou. Depois que recebeu a punicão, demitiu-se de seu cargo de vice-presidente do corpo estudantil.

"Eu nem estava pensando em como seria fácil ser pego", disse ele." (...)

O número de violações do código de honra levaram o professor Roberts para implementar um novo sistema. Descrevendo este método como um incentivo "coletivo" para os alunos manterem padrões acadêmicos, o professor disse que vai adicionar 5 por cento para o peso do exame final, para cada violação de código de honra em sua classe, que é actualmente de 15 por cento.

Em outras palavras, se uma pessoa cola, toda a turma vai enfrentar mais pressão no exame final. Se o desprezo de seus colegas será um grande impedimento para quem quer trapacear, isso ainda precisa ser visto. (Fonte: New York Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário