2009-11-30

Da recessão ao boom econômico em 4 meses

Há apenas 4 meses, a Folha de São Paulo estampava na capa: Brasil está em recessão. A própria folha se desmentiu em agosto, ao dizer que a recessão acabou em maio -- antes, portanto, de começar.

Mas o tempo passa, e mostra que a Folha errou ainda mais feio.

FGV: BRASIL ESTÁ EM FASE DE "BOOM" ECONÔMICO

"SÃO PAULO - As expectativas de especialistas da América Latina sobre a economia da região melhoraram e continuam apontando para um cenário positivo, apesar de a análise para a situação atual ainda ser desfavorável. Para o Brasil, a situação é muito positiva e o país se encontra em fase de "boom" econômico, conforme sondagem feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o instituto alemão Ifo.

O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina avançou de 4 pontos em julho para 5,2 pontos em outubro, superando pela primeira vez desde janeiro de 2008 a média dos últimos dez anos, que é de 5,1 pontos. Segundo a metodologia do indicador, em uma escala de 1 ponto a 9 pontos. Marcações acima de 5 indicam otimismo; abaixo deste número, pessimismo."


Empresário saiu da fase de incerteza para confiança no futuro

"O ICI (Índice de Confiança da Indústria) voltou aos níveis pré-crise mundial em novembro e já aponta para uma forte recuperação em 2010, avalia a FGV (Fundação Getúlio Vargas), responsável pela pesquisa. "O ICI já está antecipando a recuperação da indústria nos próximos meses", disse Aloisio Campelo, coordenador de sondagens conjunturais do Ibre-FGV.

O índice chegou a 109,6 pontos neste mês, acima da média histórica (de 100,3), e em alta de 2,4%, ante outubro deste ano, na série com ajuste sazonal. Na comparação com novembro de 2008, e sem ajuste, a elevação foi de 35,1% --a maior desde julho de 2004."


Como bem observa o Stephen Kanitz:

"Há uma enorme diferença entre "estamos em recessão" de junho de 2009, e estamos em "boom econômico", em novembro de 2009.

Nenhuma economia passa de recessão para boom em 4 meses, nem de crise para boom. Uma das afirmações está incorreta, mas qual?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário