2009-07-11

Suplicy defende redução do número de senadores

"O petista Eduardo Suplicy (SP) chegou ao Senado em 1991 depois de presidir a Câmara Municipal de São Paulo, onde aplicou um bem sucedido choque de moralização. Em Brasília, no papel de fiscalizador dos gastos públicos, o senador paulista esteve à frente de grandes investigações , como as Comissões Parlamentares de Inquérito que derrubaram Fernando Collor de Mello da Presidência da República, e desmantelaram a máfia dos “anões do orçamento”.

Quase duas décadas depois, Suplicy cumpre o terceiro mandato e o Senado atravessa uma crise sem precedentes, com envolvimento direto da cúpula Administrativa e de integrantes Mesa Diretora em sucessivos escândalos revelados pela imprensa. Obstinado na defesa de suas posições, o parlamentar do PT mais uma vez usa a tribuna para cobrar respeito com o uso do dinheiro público. (...)

Na busca de soluções para a crise, o experiente petista formulou uma série de propostas. Algumas batem de frente com os interesses de muito dos atuais senadores. Para começar, Suplicy defende a eleição também dos suplentes, para evitar os numerosos casos de senador sem voto.

Ainda mais radical, depois de ouvir sugestões de eleitores, o senador petista se interessou pela idéia de reduzir o número de senadores de três para dois por estado. A mudança reduziria as cadeiras do Senado de 81 para 54. “Precisamos melhorar a qualidade de nossa representação”, explica Suplicy." (Fonte: Congresso em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário