2009-04-30

O desfecho da Satiagraha e o silêncio da mídia

"Alguém tem notícias das notícias sobre o desfecho oficial da Operação Satiagraha? Será que se teriam perdido nos escaninhos das grandes redações?

Registro aqui um fato curioso.

O único jornalão que publicou matéria sobre o desfecho oficial da Operação que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, e agora o indiciou junto com mais 12 pessoas (entre os quais, Dório Ferman) foi o Estadão. (...)

O mais estranho é que, depois de tanta atenção da grande imprensa à Operação, tantas manchetes, tantas reportagens, capas, urros e sussurros, não se lê praticamente nem uma linha sobre o desfecho oficial da Operação que, agora, indicia 13 pessoas.

Realmente curioso tanto silêncio da imprensa. Depois do barulho, a Operação chega oficialmente ao fim, e.. nem um pio." (Fonte: Acerto de Contas)


Luciano Martins Costa comenta no Observatório da Imprensa:

"A chamada Operação Satiagraha, que mereceu tantas páginas de jornais e revistas, foi oficialmente concluída. O inquérito segue para a Justiça, sob um estranho silêncio da imprensa. (...)

Se fosse do tipo falastrão, Roberto Amaral teria muitas histórias para contar. Mas, ao que parece, não há muitas pessoas dispostas a ouvi-lo. Nem mesmo na imprensa.

Pois nada justifica os outros jornais terem ignorado o fato de que, com o indiciamento de Amaral, conclui-se o inquérito que a Polícia Federal batizou de Satiagraha.

O observador atento, que de tão atento pode até ser tido como chato, perguntaria: por que razão, depois de tanto escândalo sobre as práticas do delegado Protógenes Queiroz, que deu início e estruturou o inquérito, os jornais ignoram seu desfecho? (...)

O caso agora está na Justiça. Daniel Dantas vai responder por cinco crimes: gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e operação irregular de crédito. Terá a companhia de doze sócios e colaboradores. Ele já foi condenado a dez anos de prisão, em primeira instância, por corrupção ativa. E, de repente, a imprensa perdeu o interesse por ele."


Os jornalões e revistinhas devem estar muito ocupados com outros assuntos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário