"O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Ensaio sobre a cegueira, realizou uma premiação particular e inabitual ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa.
Vencedor do prêmio "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, Meirelles repassou o troféu ao magistrado por achar que havia um paulistano que merecia a homenagem mais do que ele. A notícia foi antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta quinta, 18. Em cima da placa, Meirelles colou um papel: "Fausto De Sanctis/ O Homem!".
Em novembro, De Sanctis recusou a promoção à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Permaneceu no caso Dantas e condenou o banqueiro por tentativa de suborno ao delegado Vitor Hugo Alves, da Polícia Federal." (Fonte:Terra Magazine)
Duplamente acertada a atitude de Fernando Meirelles: primeiro por não aceitar um prêmio sujo, de uma revista envolvida em assassinatos de reputação e no acobertamento de esquemas de corrupção. E, segundo, por tornar seu gesto mais forte, ao demonstrar que está do lado de quem luta contra esta máfia.
Parabéns Meirelles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário