2008-12-13

Gilmar Mendes será entrevistado pelo Roda Viva

"A apresentadora do Roda Viva, Lillian Witte Fibe, comanda nesta segunda-feira (15/12), na Tv Cultura, às 22h10, uma entrevista ao vivo com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. Na Grande Cuiabá, a TV Cultura é retransmitida pela Tv Mais, canal 17.

O jurista brasileiro, que em 2008 passou a presidir a Suprema Corte brasileira, também foi ministro do STF por seis anos, nomeado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e advogado-geral da União. Assina a autoria de diversos livros e inúmeros artigos na área de Direito Constitucional. Sua nomeação e atuação como presidente do STF divide opiniões entre os profissionais da área jurídica, sobretudo por suas decisões quanto ao caso de Daniel Dantas, investigado por crimes financeiros na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Na bancada de entrevistadores estarão presentes Márcio Chaer, editor do site Consultor Jurídico; Reinaldo Azevedo, articulista da revista Veja e do blog Reinaldo Azevedo; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; e Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal O Estado de S. Paulo." (Fonte:Blog do Nassif)


O site Consultor Jurídico é famoso por seu alinhamento ao discurso de Mendes.

Mas pior do que Chaer, foi a escolha de Reinaldo Azevedo.

Alguns posts recentes de Reinaldo Azevedo sobre o Presidente do STF denunciam o espírito crítico do entrevistador:

* "Gilmar Mendes é o cara!" (2008/05)
* "Viva Gilmar Mendes! Ainda há pensamento vivo no Supremo!" (2008/06)
* "Parabéns, ministro Gilmar Mendes. Ainda há juízes em Brasília!" (2008/07)

Não, eu não inventei isso. São posts de Reinaldo Azevedo em seu blog. (E apenas alguns exemplos!)

Alguns dos maiores elogios foram justamente na época em que Gilmar Mendes concedeu os dois habeas corpus a Daniel Dantas, e durante o auge do escândalo dos grampos -- um factóide promovido pela Veja para desviar o foco da mídia, que recaía sobre Dantas e Mendes, para os seus investigadores.

Que tipo de imparcialidade pode se esperar de um programa que escala uma dupla como essa?

Sei que é possível enviar perguntas e comentários para serem lidos durante o programa, mas, infelizmente, estes comentários costumam ser lidos às pressas entre um bloco e outro.

Se a TV Cultura tiver interesse em fazer uma entrevista "a sério" -- quem sabe até um divisor de águas no jornalismo brasileiro -- deverá aumentar consideravelmente o tempo destinado às perguntas feitas por telespectadores e enviadas pela internet, reduzindo o tempo da claque oficial do entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário