2008-12-06

Denúncia de 'pessoa de Dantas' no STF é de 'extrema gravidade', diz Mendes

"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, considerou de “extrema gravidade” as informações contidas na sentença do juiz Fausto De Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a dez anos de prisão, de que um ex-funcionário do Supremo teria relações com o grupo do empresário.

Na noite de quinta-feira (4), Mendes protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que seja apurada a suposta ligação entre Sérgio de Souza Cirillo, que ocupou cargo de confiança no STF, e Hugo Chicaroni, condenado a sete anos de prisão por intermediar uma oferta de propina do banqueiro Daniel Dantas a um delegado que investigava denúncias contra o banqueiro.

Na representação, Gilmar Mendes pede que a PGR investigue suposto uso indevido do nome da Corte em “atos ilícitos”. Ele destaca que “é importante que toda a cadeia de acontecimentos e ações seja elucidada, de modo a se afastarem interpretações que possam colocar em descrédito a Suprema Corte do país.” " (Fonte:O Globo)


A Suprema Corte já está em descrédito, desde que um acessor de Dantas anunciou que o banqueiro teria "facilidades" no Supremo, o que foi confirmado pela concessão de dois habeas corpus que o livraram da prisão.

Ainda segundo a matéria:

"Ao G1, Sérgio Cirillo negou que tenha relação com Hugo Chicaroni. “Simplesmente éramos sócios do mesmo instituto [Instituto Sagres]”, disse. Questionado se teria usado o cargo para beneficiar Dantas, ele afirmou que sequer conhece o banqueiro. (...)

Segundo o advogado do banqueiro, Dantas não conhece Cirillo. A defesa diz também que Hugo Chicaroni nunca teve "qualquer relação com Dantas.""

Nenhum comentário:

Postar um comentário