2008-11-18

Satiagraha: Documentos mostram a participação de políticos, juizes e jornalistas

"Documentos apreendidos na Operação Satiagraha indicam a existência de um esquema que movimentava R$ 18 milhões apenas em propinas para políticos, juizes e jornalistas. A revelação foi feita pelo delegado Carlos Eduardo Pelegrini Magro, um dos responsáveis pelo inquérito que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, durante reunião de três horas com a cúpula da Polícia Federal, no dia 14 de julho. Os registros desse encontro começaram a ser publicados pelo GLOBO no último sábado .

Pelegrini diz ter apreendido, na operação, bilhetes e informações digitalizadas detalhando o esquema de propina. E classificou o grupo que orbita em torno de Dantas de "muito forte".

- Nosso alvo é extremamente estrategista. Ao pegar o laptop (na casa dele, na hora da apreensão) estavam os manuscritos: na PF vai a pessoa tal, falar com tal. No Judiciário vai a pessoa tal. No jornalista, a gente contrata o Mangabeira para chegar nos meios de comunicação. Estava todo o organograma dele lá." (Fonte:O Globo)


O jornalista Luis Nassif vem denunciando estes fatos faz tempo. Eis seu comentário, à medida em que as peças começam a se encaixar:

"Há paranóias, teorias conspiratórias e conspirações. Quando todos as cartas estiverem na mesa, ficará claro que montou-se, no Brasil, o maior sistema de crime organizado da história da República.

Algumas publicações começam a fazer o aggiornamento rapidamente. Mas não conseguirão varrer para baixo do tapete o óbvio: quando aderiram a esse esquema, já sabiam quem era Daniel Dantas e seu esquema de corrupção.

Deixaram que proliferassem ataques contra a honra de terceiros, juízes e jornalistas, armaram o braço de assassinos de aluguel que serviam a dois senhores, à publicação e a Dantas.

Escrevi várias vezes que esse episódio foi o maior caso de descasamento entre trabalho de mídia e opinião pública. Essa cegueira não se justifica apenas do ponto de vista da imperícia técnica." (Fonte: Blog do Nassif)


Quem serão os políticos, juizes e jornalistas comprados por Dantas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário