2008-11-14

Protógenes inocentado?

Se a notícia abaixo for verdadeira, o delegado da PF Carlos Eduardo Pellegrini Magro teria confessado, em agosto, a autoria do vazamento. Isso não impediu que se armasse uma investigação contra Protógenes, com mandatos de busca e apreensão contra ele e sua família.

"Em manifestação de memorial sobre o caso enviada ao juiz Aliz Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal, o procurador de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, Roberto Dassié Diana, apontou o delegado da PF Carlos Eduardo Pellegrini Magro como o suspeito de vazamento de informações à imprensa durante a deflagração da Satiagraha. Dassiê isentou o delegado Protógenes Queiroz do crime de quebra de sigilo funcional.

Ele também lançou dúvidas sobre a isenção do delegado da PF Amaro Ferreira, que investiga o caso e que acusa Protógenes de ser o vazador. O GLOBO teve acesso ao documento enviado pelo procurador, no qual ele reafirma a validade das provas colhidas por Queiroz e diz que a participação da Abin é legal.

“Há algo de muito estranho nisso tudo e deve ser completamente esclarecido”, diz o procurador no documento. Segundo Dassiê Diana, embora a PF continue se recusando a entregar ao MPF a degravação de uma longa reunião da PF - em agosto, quando Queiroz reclamou que não teve apoio nem recursos para a operação Satiagraha e teria sido pressionado a sair do caso - os trechos do documento obtido pelo GLOBO permitem observar que o vazamento de imagens da operação para a “TV Globo” partiu de Pellegrini:

“Peço desculpas por ser o delegado mais velho e (…) não ter tido a capacidade de ter segurado a informação e vazado a informação pra imprensa”, teria afirmado Pellegrini Magro na reunião com os demais delegados, segundo citou o procurador no documento. “De qualquer forma, a existência do áudio dessa reunião indica como atual suspeito o delegado Carlos Eduardo Pellegrini Magro, o qual estava ciente da operação dias antes (…)”, alega Diana." (Fonte: O Globo)


Se a cúpula da PF já tinha o nome de um responsável confesso pelo vazamento, qual a verdadeira razão para os mandatos de busca e apreensão contra Protógenes e sua família?

Por que este vazamento é investigado -- ou melhor, porque Protógenes é investigado, independentemente do vazamento -- e tantos outros são deixados de lado?

A quem interessa a tentativa de anular a Satiagraha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário