2008-11-15

PF e Abin suspeitam do agente Nery Kluwe

"O primeiro lance do banqueiro, no final de 2003, foi a contratação de uma empresa de espionagem
internacional, a Kroll Associate, para investigar a vida de autoridades do governo. O feitiço virou-se contra o feiticeiro: os espiões produziram um dossiê falso, publicado pela revista Veja em maio de 2006, listando várias autoridades como titulares de contas secretas em paraísos fiscais. (...)

O pior se descobriria depois que o falso dossiê produziu repercussão: os investigadores por ele contratados caíram numa armadilha de contra-espionagem e, num mundo dominado pela comunicação via e-mail, aceitaram informações falsas e produziram relatórios fajutos. (...)

A rede de intrigas de Dantas se ligaria, dois anos depois, à Operação Satiagraha com o suposto grampo no telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A espionagem provocou uma crise institucional, mas pode ter motivação prosaica. Na quinta-feira, o general Jorge Felix, durante reunião com funcionários da Abin, em Brasília, disse que já sabia os nomes dos envolvidos no vazamento da informação que derrubou o delegado Paulo Lacerda. Deu a entender que seriam pessoas ligadas à própria Abin. A conspiração tem duas fases: a transcrição do diálogo entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e a informação de que a gravação clandestina teria saído da Abin – o que foi considerado “gravíssimo” pelo presidente do STF, ao ponto de ele anunciar, à época, que chamaria o presidente Lula às falas. A PF não sabe quem escutou, mas listou entre os suspeitos, o presidente da Associação dos Servidores da Abin (Asbin), Nery Kluwe Aguiar Filho.

Kluwe prestou depoimento à PF na semana passada e negou. O delegado William Morad, um dos responsáveis pelo inquérito, disse que havia “uma corrente de pensamento” apontando que Kluwe teria interesse em derrubar o diretor afastado da Abin. O agente desconversou. (...)

As investigações da PF não apontaram, até agora, qualquer vínculo entre o suposto grampo e a Abin. Os informes internos da Abin atribuem a Kluwe e a outros servidores que integram a diretoria a informação falsa de que o grampo teve origem na agência." (Fonte:JB Online)

Um comentário:

  1. OFF TOPIC – Gente, estou divulgando com atraso, para a de hoje não dá mais tempo. Mas o PSOL está convocando manifestações “contra a corrupção”, segundo eles. Mas, na verdade, diretamente dirigidas contra o circo que se montou para desmontar a Operação Satiagraha e para afastar o Juiz De Sanctis do julgamento, garantindo a impunidade de Dantas. Acho que todas as pessoas de esquerda deste país, e mesmo as de direita de boa fé, devem participar disso, sejam do PSOL, PLUA, PESTRELA, PCOMETA, o diabo, o que importa agora não é o sectarismo partidário mas sim uma luta justa contra o crime organizado e, também e não menos importante, em defesa de funcionários públicos que estao sendo perseguidos pelo fato de cumprirem com o seu dever. Eis as datas: no dia 17 de novembro às 12h estarão em Porto Alegre, na Esquina Democrática; no dia 18, em São Paulo, em frente à Assembléia Legislativa; no dia 19, em Brasília, em frente ao Supremo Tribunal Federal. PS: A data coincide também com o prazo final para que o juiz Fausto De Sanctis dê a sentença a Dantas.

    ResponderExcluir