2008-11-23

Delegados: pressão na Satiagraha inibe investigações

"As críticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao juiz federal Fausto Martin De Sanctis, responsável pelo caso da Operação Satiagraha, têm afetado outras investigações da Polícia Federal (PF). Segundo delegados da instituição, está mais difícil convencer os juízes de primeira instância a conceder ordens de interceptação telefônica e mandados de busca e apreensão. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o delegado chefe da delegacia de crimes fazendários de São Paulo, Marcelo Sabadin, o Judiciário está mais "relutante" em conceder estes dois instrumentos.

De acordo com a Folha, o assunto teria sido debatido no I Congresso de Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo, realizado na semana passada.

Para delegado Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, um dos encarregados da Operação Têmis, que investigou membros do poder Judiciário, os juízes estão se sentindo "acuados" e se perguntam se não seriam denunciados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como foi De Sanctis.

O delegado Carlos Pellegrini, que participou da fase final da Satiagraha, vai mais longe e afirma que os investigadores estão sendo "algemados".

A posição é compartilhada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Marco Antonio Marques da Silva. Apesar de crítico dos excessos em algumas operações da PF, segundo ele, o estado atual é de uma "demonização" do investigador." (Fonte:JBOnline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário