2008-11-18

CPI deverá indiciar Protógenes

"A CPI dos Grampos na Câmara vai ouvir amanhã o delegado Amaro Vieira Ferreira, corregedor geral da Polícia Federal (PF), responsável pelo inquérito que investiga supostos excessos cometidos pelo delegado Protógenes Queiroz no comando da operação Satiagraha.

A CPI vai propor, em seu relatório final, o indiciamento de Protógenes e de Paulo Lacerda - diretor afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - por falso testemunho. Os dois apresentaram versões divergentes sobe a participação de homens da agência na Satiagraha e, posteriormente, descobriu-se que ambos apresentaram à comissão números reduzidos dos agentes envolvidos. Além de saber detalhes sobre o trabalho do delegado, a comissão quer levantar informações a respeito da operação. "Há muitas perguntas sobre a operação." (Fonte:O Tempo)


A CPI que foi motivada por uma armação contra Lacerda e a Satiagraha -- o grampo de Veja -- deve indiciar Protógenes e Lacerda.

Detalhe: "Relatório produzido pelo delegado [Amaro Vieira Ferreira], que integra a corregedoria da PF, atribuiu ao delegado Protógenes a responsabilidade por vazamentos de informação ocorridos durante a investigação". Mas a PF já sabe (desde agosto!) o nome do verdadeiro responsável pelos vazamentos.

E, para fechar com chave de ouro: ""Eu não conheço ninguém condenado por falso testemunho em uma CPI. Mas se não tomarmos a iniciativa, isso será enfraquecer os trabalhos da comissão", argumentou Fruet." -- ou seja, Protógenes e Lacerda deverão ser os primeiros, por terem cometido o crime de investigar Daniel Dantas.

E a CPI se confirma como o braço legislativo de uma máfia que atravessa poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário