2010-05-12

Abril demite editor que criticou Veja no twitter

"A National Geographic Brasil, da Editora Abril, demitiu no final desta terça-feira (11), o editor-assistente Felipe Milanez pelas críticas que fez no Twitter dele à revista Veja, da Abril, por causa da reportagem “A farra da antropologia oportunista”, que trata de delimitação de reservas indígenas e quilombos no país.

- A decisão me foi comunicada pelo redator-chefe Matthew Shirts. Ela veio lá de cima e ainda estou zonzo porque não imaginava que minha opinião fosse resultar nisso - disse Milanez.

Bastante conhecedor da Amazônia, especialmente das tribos indígenas, o repórter-fotográfico estava com viagem marcada para o Amazonas na quinta-feira (13). Ele iria percorrer durante 15 dias a BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Vellho (RO), acompanhando uma equipe da Embratel que dá suporte às torres de telefonia.

Ele usou o Twiter para avisar aos seus seguidores sobre a demissão:

- To destruido, muito chateado. Acabo de ser demitido por causa dessa infeliz conta de Twitter. Sonhos e projetos desmancharam no ar virtual

Milanez havia se manifestado no Twitter a respeito da nota do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, citado por Veja na reportagem, mas que nega ter dado entrevista para a revista.

- Eduardo Viveiros de Castro achou um bom adjetivo pra definir a matéria da Veja: “repugnante” - escreveu.

Milanez acrescentou mais adiante:

- Veja é abusada. Assim E. Viveiros de Castro corre o risco de nunca mais ser citado na revista(!), como JonLee Anderson.

Além de ter reproduzido tweets em que o antropólogo acusa Veja de “fabricar” declaração, Milanez também chegou a citar os microblogs dos repórteres Leonardo Coutinho, Igor Paulin e Júlia de Medeiros, autores da reportagem, como exemplos “anti-indígenas” para quem quisesse segui-los.

- Não sei ainda o que vou fazer da vida. Não estou arrependido porque nunca imaginei que minha opinião pudesse causar uma reação tão drástica. Talvez eu tenha sido ingênuo, mas quem defende índio tem que estar com a cabeça preparada para levar paulada - afirmou Milanez." (Fonte: Blog da Amazônia)


Não se arrependa, Felipe Milanez.

Essa é a "liberdade de expressão" que eles defendem: a liberdade de expressar a opinião do patrão.

Esta é uma condicão humilhante demais para um jornalista. Saia de cabeca erguida, pois você expressou a sua opinião, prerrogativa de um verdadeiro jornalista.

E aqui eu faco um apelo aos verdadeiros jornalistas da Editora Abril -- se é que ainda existem alguns que merecam essa honrosa qualificacão:

A maior história de suas vidas não está lá fora, mas dentro de sua própria empresa. Vocês fazem parte de uma das maiores máquinas de mentiras e a corrupcão. A mídia se tornou notícia, e vocês -- somente vocês -- estão vivendo essa história por dentro.

Sejam jornalistas! Investiguem o que acontece na sua própria empresa. Levem gravadores. Copiem dados sigilosos. Não esperem que seus chefes lhes digam o que investigar. Escrevam a sua própria história.

Sejam jornalistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário