2009-12-27

OLPC anuncia novo tablet PC

"A organização sem fins lucrativos OLPC (One Laptop Per Children) acaba de anunciar o desenvolvimento de um novo tablet PC, com custo “bastante inferior a $100″. A produção está prevista para 2012.

Mr Brouwer afirma que, devido ao ritmo da mudança tecnológica, e o custo decrescente dos eletrônicos, ele imagina que o projeto pode ser vendido por 50 a 70 euros.

Ele afirma que governos poderiam pagar ao longo dos anos, permitindo aos alunos ter um laptop por menos de 1 euro por mês." (Fonte: BBC)


Por não ter como finalidade o lucro, a OLPC foi capaz de ir contra a maré do mercado de tecnologia. Ao invés de produzir computadores cada vez mais complexos, para manter altas margens de lucro, ela desenvolveu um laptop pequeno, resistente, e de baixo custo — inaugurando, efetivamente, o mercado dos netbooks.

Considerem que todas as obras artísticas produzidas até o início do século XX (incluindo o modernismo) encontram-se em domínio público. Isso significa que os alunos poderiam ter acesso a quase toda a Literatura Universal, a um custo de poucos reais por mês. Alguns exemplos:

* Luís Vaz de Camões
* Gil Vicente
* Fernando Pessoa
* Machado de Assis
* José de Alencar
* Eça de Queirós

E mais:

* Shakespeare
* Dostoievski
* Franz Kafka

Imagine o custo de colocar as principais obras da literatura universal nas mãos de todos os jovens brasileiros.

Um tablet PC por criança custará muito menos do que equipar bibliotecas, com livros impressos, em todas as escolas e bairros do país.

Considerando que um tablet poderá ter vida útil de pelo menos três anos, isso significa que o preço final do equipamento estaria na faixa de $1 a $3 por mês.

Por este valor, seria possível oferecer um tablet para cada um dos 9 milhões de estudantes do Ensino Médio por $9 a $27 milhões por mês!

Proposta de campanha para os candidatos a presidente: um tablet PC para cada estudante de ensino médio até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário