Até poucos anos atrás, a mídia tradicional era o quarto poder inquestionável.
Era responsável por criar e destruir reputações, e não havia maneira de responder à altura contra os ataques recebidos.
Hoje, temos uma blogosfera ativa, movida por indivíduos e até mesmo empresas interessados em mostrar "o outro lado" -- tudo aquilo que não é mostrado na imprensa tradicional.
No Brasil, o jornalista Luis Nassif foi o primeiro a expor, de forma organizada e sistemática, a degradação de um veículo de comunicação: a revista VEJA.
Muitas das hipóteses descritas por Nassif, sobre a atuação suspeita da revista em anos anteriores, puderam ser comprovadas na prática durante a cobertura da Operação Satiagraha.
Neste episódio pudemos perceber como a VEJA se dedicou em lançar factóides para desacreditar o trabalho da Polícia Federal, ao mesmo tempo em que buscava proteger o banqueiro Daniel Dantas. A situação chegou ao limite do ridículo quando, na edição retrospectiva de 2008, a revista VEJA dedicou uma página para esculhambar o delegado Protógenes Queiroz, e nem uma única página contra o banqueiro investigado.
Foram lançadas inúmeras cortinas de fumaça, todas elas desmontadas rapidamente pela blogosfera. E os fatos, passados de email para email, exerceram pressão suficiente para que o banqueiro fosse condenado.
O fenômeno da degradação da mídia continua.
Mas você pode ajudar a construir uma mídia independente. Escreva um blog. Filtre e publique notícias relevantes. Se você usa o Orkut ou o Gmail, experimente o Google Reader -- um agregador de notícias que permite que você divulgue posts interessantes para sua rede de relacionamento.
Aceite o fato de que, agora, você é um formador de opinião.
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