2009-05-10

Stephen Kanitz: As boas notícias da semana

Stephen Kantiz é leitura obrigatória para desanuviar o pessimismo que ataca a imprensa tradicional:

"Como podem perceber, toda semana há boas notícias. Não são noticiazinhas pequenas, coisas irrelevantes e incapazes de alterar um suposto quadro de crise. Do contrário: são notícias que indicam que o país está longe de estar num quadro de crise.

Abaixo, listo as principais notícias da semana:

1. Os juros reais (o único juro que interessa é o juro real) no Brasil caíram de 4,4% para 3,5% esta semana, uma queda fantástica de 20%.

2. O risco país caiu ao longo de toda a semana. Só na terça-feira, caiu 5,7%. Como já escrevemos, o Risco Brasil indica o nível de risco visto pelos estrangeiros, e por isso ele é negativamente correlacionado com altas da bolsa.

3. Saiu pesquisa sobre a rentabilidade dos bancos das Américas. Três bancos brasileiros estão entre os seis mais rentáveis do continente. Eis mais um atestado da confiabilidade de nosso sistema financeiro.

4. Já havíamos dado destaque a uma matéria da revista The Economist em que se dizia que há sinais de recuperação da economia norte-americana. Parece que, agora, a Europa passa a dar os primeiros sinais de recuperação...

5. Fora do noticiário econômico, há indícios de que a gripe suína seja menos grave do que parecia. " (Fonte: O Brasil que dá certo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário