2009-05-31

Senado mantém auxílio-moradia para ocupantes de imóvel em Brasília

Pode parecer picuinha, mas a cara de pau de certos políticos parece não ter limites:

"O terceiro secretário do Senado, Mão Santa (PMDB-PI), reafirmou nesta quinta-feira (28) que senadores proprietários, locatários ou usuários de imóvel em Brasília continuarão a receber auxílio-moradia (R$ 3,8 mil mensais). Ele não culpou os três senadores que, mesmo ocupando apartamento funcional, também recebiam o benefício – mesmo sendo proibido por ato da Mesa Diretora. Para o senador, a questão é técnica, e não ética" (Fonte: Congresso em Foco)


Como assim não é uma questão ética? Ele está querendo dizer que está na lei, então pode???

Nem isso ele pode alegar, pois o fato era claramente ilegal:

Uma deliberação da Mesa, de dezembro de 2002, revogou o benefício, mas o Senado passou todo esse período pagando ilegalmente o auxílio-moradia a senadores!

"Mão Santa alegou à reportagem que “não está escrito na lei” que senadores não podem receber o benefício – inclusive os que ocupam imóvel próprio ou cedido em Brasília. “O fato é que faz a lei”, filosofou o senador."


Não está escrito na lei que eu -- ou qualquer outro brasileiro -- não possa receber o benefício. Nem por isso este dinheiro cai todos os meses na minha conta. E na sua, leitor?

É simplesmente ridículo alegar que "o fato (de que os senadores receberam dinheiro ilegalmente) faz a lei". Os Senadores fazem suas próprias leis, e frequentemente legislam em causa própria.

Como acontece nesse momento:

Flagrados com a boca na botija, ao invés de devolverem o dinheiro público, mudam a lei para que o pagamento torne-se legal. Não apenas isso, mas fazem a mudança valer em retrospecto, de forma que todos os pagamentos feitos, desde 2002, tornem-se legais.

Isto é imoral e antiético.

(Estou começando a considerar seriamente a campanha Não Reeleja Ninguém.)

Um comentário:

  1. Ué... e as defensorias públicas? Não foram mencionadas. Será que ficaram de fora? Gostei de ver que os ministérios públicos estão incluídos. Abusos ocorrem ali também.

    ResponderExcluir