2009-05-08

Microsoft já começa a sabotar o formato ODF (parte 2)

De acordo com Rob Weir, que foi o primeiro a reportar tais problemas do Excel em respeitar o padrão o ODF, a resposta da Microsoft tem sido como esta:
"Nós fizemos uma implementação 100% perfeita e conforme do padrão ODF 1.1, ao pé da letra. Se não é interoperável, então a culpa é do padrão, ou das outras aplicações. Seja como for, não é nossa culpa."

Infelizmente, para a Microsoft, o padrão ODF é aberto -- de forma que é possível averiguar suas alegações de conformidade. E foi isso o que Rob Weir fez, constatando que, de 7 planilhas que suportam o padrão ODF, apenas o Excel o implementa de maneira incorreta.

Seja como for, a resposta da Microsoft ao problema tem sido lamentável.

O objetivo de um padrão é construir uma linguagem comum, para que diversas aplicações possam conversar (ou "interoperar").

Mesmo quando uma empresa segue uma especificação ao pé da letra, é possível que, devido a erros de interpretação ou mesmo lacunas, o resultado não atinja a interoperabilidade. Por isso, empresas realizam testes, e ajustes ao produto, para que ele seja interoperável no mundo real.

A não ser que a empresa tenha um monopólio. Nesse caso, ela pode usar uma atualização automática para despejar milhões de cópias de uma versão incompatível -- destruindo, efetivamente, aquele padrão.

Leia uma análise mais detalhada no blog de Rob Weir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário