2012-05-26

A classica tabelinha entre Veja e Gilmar


Depois da famosa tabelinha Veja-Demostenes-Gilmar, com o grampo sem audio e os dois habeas corpus relampago para Daniel Dantas, a dupla Veja-Gilmar esta' de volta (infelizemente sem o Demostenes).

Na ultima edicao, a revista vem com as duas palavras-chave que costumam desativar o senso critico de seus leitores: "Lula" e "Mensalao".

De acordo com a revista, Lula teria tentado chantagear ninguem menos do que Gilmar Mendes, usando seu poder sobre a CPMI, para tentar postergar o julgamento do mensalao.

Isso mesmo. Tendo indicado 7 dos atuais ministros do STF, a revista quer que seus leitores acreditem que Lula foi conversar sobre o assunto justamente com o ministro indicado por FHC, Gilmar Mendes.

A reportagem tem tres objetivos: primeiro, desacreditar a CPMI. Segundo, colocar mais lenha na eterna fogueira do mensalao. E, terceiro, blindar o Gilmar Mendes.

Como assim, "blindar" o Gilmar Mendes?

Ha' meses tem circulado a informacao na blogosfera de que Demostenes Torres e Gilmar Mendes haviam se encontrado na Alemanha. Coincidentemente a CPMI revelou que Carlinhos Cachoeira tambem esteve na Alemanha, durante o mesmo periodo. E algumas gravacoes mostram membros da quadrilha falando de "Gilmar" -- que, de acordo com a PF, poderia ser Gilmar Mendes.

Ao lancar a historia de que Lula teria feito uma ameaca contra Gilmar Mendes, a Veja procura preparar seus leitores para as noticias que vao surgir -- com a versao de que o ministro do STF seria vitima de uma chantagem.

Detalhe: foi essa a estrategia que a Veja usou, em 2005, para salvar Carlinhos Cachoeira -- ela usou grampos, oferecidos pelo bicheiro, para acusar os investigadores de chantagea-lo.

Naquela epoca a Veja tinha mais credibilidade; as provas contra Cachoeira foram anuladas, e o bicheiro foi inocentado.

Mas hoje sabemos que todos eles fazem parte de uma quadrilha, e a Veja (mais uma vez) tenta melar uma CPMI contra o lider de uma quadrilha. Com a ajuda de Gilmar Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário