2010-06-17

Microsoft lança Office 2010 - vale a pena fazer o upgrade?

Em um momento em que o mundo caminha para a mobilidade -- netbooks, tablets, e smartphones -- a Microsoft lança uma nova versão do Office. Vale a pena fazer o upgrade?

De acordo com a Microsoft, o MS Office custará de $149 a $499.

Apenas como comparação, aqui vão os preços de alguns produtos que você poderia comprar por $499 ou menos:

- iPad ($499)
- Kindle ($259)
- iPhone 4 ($199 com contrato)
- Diversos laptops e netbooks (de $279 a $499)

Ou seja: a não ser que você tenha muito dinheiro, a compra de uma licença do Microsoft Office representa uma aposta no passado, ao invés da mobilidade.

Se você é uma empresa, o custo do MS Office pode ser multiplicado dezenas ou centenas de vezes. Seria melhor investir em aplicações web, ao invés do velho paradigma de mandar documentos pra cá, mandar documentos pra lá.

As alternativas

As principais alternativas ao Microsoft Office são:

- OpenOffice.org
- Google Docs
- Zoho Office

Dessas alternativas, o OpenOffice.org é o que mais se aproxima do MS Office: ele oferece os principais recursos, e uma interface parecida com as versões antigas do MS Office.

Mas as aplicações web, como o Google Docs e o Zoho Office, são a grande tendência para o futuro: rompendo completamente com o paradigma do desktop, permitem que você tenha acesso a seus documentos de qualquer lugar, incluindo dispositivos móveis.

Conclusão

O MS Office ainda tem o pacote mais completo, mas o que as pessoas realmente precisam é de mobilidade -- e nesse quesito, o MS Office perde dos concorrentes.

Nesse sentido, o MS Office deve ser encarado como um aplicativo de nicho, usado por 5% dos usuários que não podem se beneficiar das alternativas.

Um comentário:

  1. É o Google Docs Está Crescendo muito sem dúvidas estamos vendo uma mudança extraordinária em relação a documentos hoje estamos criando documentos on line esse será o futuro

    ResponderExcluir