2009-05-18

Opacidade na Era da Transparência

"A Lei de Acesso às Informações começou mal: seu pomposo lançamento na quarta-feira passada (13/05) foi truncado – o governo apresentou um pacote com outras medidas, confundiu a imprensa e a imprensa deixou-se confundir. Como de hábito.

Passados cinco dias o cidadão brasileiro continua desinformado sobre a lei que deveria garantir a obtenção de informações sobre o uso do dinheiro dos seus impostos. Fomos convencidos a acreditar que entramos na Era da Transparência, mas na realidade continuamos no mundo da opacidade. (...)

A idéia de uma Lei de Acesso à Informação como existe em outros países, inclusive na América Latina, pressupõe o acesso universal a uma grande base de dados e um sistema capaz de receber as queixas, examiná-las e prontamente punir os responsáveis pelos abusos.

A imprensa seria a grande beneficiária de um acesso efetivo às informações sobre gastos porque toda a sociedade funcionaria como uma gigantesca equipe de repórteres investigativos a seu serviço.

A lei foi prometida pelo governo num evento organizado por entidades jornalísticas em Brasília e, curiosamente, a imprensa até hoje não se mexeu. Está armado o circo da transparência e a mídia ainda não fez o seu número. Os vexames no Congresso continuam em cartaz." (Fonte: Observatório da Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário