2009-05-20

ODF Alliance critica falhas do Office 2007

O último Service Pack do MS Office 2007 trouxe uma implementação meia-boca do formato ODF -- o formato aberto estabelecido pelo OpenOffice.org.

Críticos alegam que a implementação pode ter sido propositadamente mal feita, com o objetivo de inundar o mercado com documentos ODF incompatíveis, destruindo efetivamente a utilidade do padrão aberto. É a técnica apelidade de "Embrace, Extend, and Extinguish" (Adote, Extenda, e Extermine).

A ODF Alliance junta-se aos críticos e pede para que a Microsoft corrija os problemas, de forma a gerar documentos compatíveis com outros softwares do mercado:

"Diversos testes básicos de interoperabilidade entre o Microsoft Office 2007 e vários outros softwares que suportam ODF revelaram que o nível de interoperabilidade está muito abaixo do que governos ao redor do mundo exigem", afirmou o diretor da ODF Alliance, Marino Marcich. "Por exemplo, mesmo a mais básica das funcionalidades de uma planilha, como somar os números contidos em duas células, é simplesmente extirpada de um arquivo ODF quando aberto e salvo no Microsoft Office 2007". (Fonte: ODF Alliance Weblog)


São ações como esta que fizeram Governos e empresas ao redor do mundo buscarem alternativas ao Microsoft Office. A alternativa mais popular é o OpenOffice.org, cuja última versão (3.1) foi lançada há menos de um mês:

http://www.openoffice.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário