2009-05-15

Consumo das Familias Crescerá 1,9% em 2009

Stephen Kanitz mostra que, num cenário de retracão global, o consumo das famílias será um fator importante na economia brasileira:

"A queda do PIB é a soma de vários PIB's. E, para a maioria dos empresários, o PIB das famílias é o PIB que conta.

O PIB que vai cair bastante é o de fabricantes de escavadeiras para a Vale do Rio Doce, por exemplo. Por isso tanto se fala em investimentos públicos para compensar. Mas esses fabricantes sabem que estão num setor muito cíclico e estão muito mais preparados do que o fabricante de relógios, por exemplo.

Mas as constantes previsões negativas de economistas como Nakano e do FMI estão fazendo o seu estrago." (Fonte:O Brasil que dá certo)


É claro que a crise externa, que afeta a Vale do Rio Doce e os fabricantes de escavadeiras, acabará por ter impacto em toda a cadeia produtiva, chegando até as famílias.

Nesse momento vemos a importância dos programas de distribuicao de renda, que permite que a roda da economia não pare.

Um comentário:

  1. Olá,

    Criamos um site (operacaosatiagraha.wordpress.com) para divulgar nossas camisetas e buttons em apoio ao delegado Protógenes Queiroz e ao juiz Fausto De Sanctis.

    Gostaríamos que você conhecesse nosso blog e nos ajudasse a divulgá-lo.

    É uma mobilização – ainda que pequena – a fim de espalhar nossa imensa indignação. É um ato de protesto contra a corrupção e a sujeira na política que vêm condenando, dia após dia, duas figuras corajosas da justiça brasileira.

    Não temos filiação com nenhum partido político. Nosso fim é a ética e a justiça, nosso meio é a cidadania.


    Um abraço,
    Ana

    ResponderExcluir