2008-12-06

O fator Cirillo

A tese de que o grampo do STF foi uma farsa ganha força.

"A Carta Capital desta semana traz matéria de Leandro Fortes com Sérgio de Souza Cirillo, o ex-assessor de segurança do Supremo Tribunal Federal que mantinha contatos com Hugo Chicarone – o lobista que tentou subornar o delegado da Polícia Federal.

Segundo a matéria, antes de Mendes assumir a presidência do Supremo, em 23 de abril de 2008, a segurança dos Ministros e do Tribunal dependia da Coordenadoria de Segurança e Transportes, ligada à Diretoria Geral da casa. Mendes desfez à estrutura e criou a Secretaria de Segurança, diretamente subordinada à presidência. “Ou seja, criou seu próprio grupo de arapongas”, diz a matéria.

Seu conselheiro para a tarefa foi o general Alberto Cardoso, que comandou a ABIN (Agência Brasileira da Inteligência) no governo FHC. Cardoso indicou o coronel da reserva Gabriel Alonso Gonçalves, especialista em estratégias de segurança e inteligência militar, que assumiu um dia após a posse de Mendes. Três meses depois, contratou Cirillo, 23 dias depois de deflagrada a Satiagraha.

A segurança do STF foi dividido em cinco departamentos, um dos quais o de Operações Especiais, incumbido de “monitoramento e varreduras eletrônicas” e embrião do futuro núcleo de inteligência planejado por Mendes. “Foi desse setor que vazou para a Veja o documento, datado de 14 de julho de 2008” com a suposta escuta ambiental.

A demissão de Gonçalves e Cirillo, em agosto, aparentemente, tem relação direta com o tal relatório inconcluso do Departamento – sobre a suposta escuta ambiental no Supremo – que serviu de matéria prima para a campanha de Veja contra o “estado policial”.

Agora, Cirilo abre o jogo e informa que o repasse do relatório para a Veja foi combinado em uma reunião da qual participaram Gonçalves, o chefe de Operações Especiais, Ailton de Queiroz e o assessor de imprensa Renato Parente. A condição era a de não haver reprodução do documento, para não identificar os signatários." (Fonte:Luis Nassif)


Vale lembrar que:

1) Ninguém nunca viu ou ouviu o grampo.
2) Ainda assim, o suposto grampo foi alardeado pela Veja e por Gilmar Mendes, tentando criar a imagem de um "Estado Policialesco" e transformar investigadores em investigados.
3) Estas estratégia foi amplamente adotado pela defesa de Dantas como forma de anular todo o processo.
4) Criou-se uma imensa cortina de fumaça que tirou os holofotes de Dantas e colocou-os sobre aqueles que ousaram investigá-lo.
5) Acessores de Dantas já haviam cantado, muito antes dos dois habeas corpus, que o banqueiro tinha facilidades no Supremo

As peças começam a se juntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário