2008-12-16

Gilmar Mendes no Roda Viva

"Liguei agora a televisão na TV Cultura, no Roda Vida. É o que se esperava.

O blogueiro de Veja diz que o caso Andréa Michel (a repórter que escreveu sobre a Operação Satiagraha) não tinha pé nem cabeça. Se tivesse que alertar Daniel Dantas, muito mais lógico fazê-lo privadamente. Vale-se, na televisão, da lógica linear que o caracteriza.

Não vou entrar em teorias conspiratórias sobre a reportagem nem defendo a prisão da jornalista. Mas a reportagem serviu de álibi para que Dantas acionasse tribunais para romper o sigilo das investigações. Em São Paulo, todos os juízes de primeira instância foram questionados sobre a existência ou não do inquérito. Esse movimento só foi possível porque a notícia foi publicada. Portanto, a bola que o blogueiro levanta é falsa.

Depois, vem a história da tentativa de prisão de Andréa. Ora, é de conhecimento geral que o pedido foi negado pelo juiz De Sanctis. Assim como negou o pedido de busca e apreensão formulado pelo Ministério Público.

Mas Gilmar Mendes diz que soube – mas não tem certeza – de que De Sanctis só negou o pedido porque foi uma comitiva de policiais especiais para solicitar que não acatasse o pedido.

Gilmar não afirma, diz que é possível que.... Não tem vergonha de continuar recorrendo ao jogo de suposições e de insinuações.

O caso do grampo

Gilmar é questionado sobre o caso do grampo. Quando o tema esquenta, Márcio Chaer muda totalmente o assunto para o caso do ativismo do Judiciário.

Gilmar e os advogados

Pergunta objetiva de Eliana Cantanhede, mostrando que Gilmar se colocou contra a Polícia Federal, os juízes de primeira instância, procuradores, associações. Ficou só ele ao lado dos advogados. Seria sinal de que todo o sistema é comprometido e só ele certo?

Resposta de Gilmar: o papel do magistrado é ficar contra o que todos querem.

Eliana insiste: o senhor fica contra todos mas ao lado de advogados que ganham milhões para livrar seus clientes.

A resposta é que o STF libertou pessoas presas por furtar chinelos. Usou o princípio da irrelevância para comparar os dois casos.

Eliana insiste que ele quer fazer justiça mas está condenando toda justiça brasileira.

As perguntas

Lilian termina o programa se desculpando pelo fato de não terem sido feitas perguntas de telespectadores, mas garantindo que elas serão encaminhadas ao Ministro. Pergunto: para que?

Alguns comentários de leitores do blog:

---

Eliane me surpreendeu. Espero que ela continue assim. Confesso que hoje a vi com outros olhos.

Lilian, como sempre, não fez muita diferença. Quando parece que vai fazer alguma, se engasga e pede desculpas.

Caruso, sem graça. Nada de novo. Já faz tempo que se encaretou.

Márcio é da própria tropa de choque do financiador coitado mais injustiçado do Brasil, o pobre banqueiro denegrido por esses blogueiros malvados a serviço das teles.

Reinaldo cumpriu com as expectativas que dele fazia. Ele, na prática, não é um entrevistador. É um eco do Imperador. Está ali simplesmente para repetir o que disse ou diria o tudo-supremo. Está cavando uma ascensão na revista onde trabalha.

Tenho saudades da época do Markun, mas quando lembro que ele próprio que organizou a farsa, passo a ter saudades de ninguém.

---

Na pergunta de leitor sobre as acusações sobre o irmão de Gilmar, a resposta foi escrota: se não chegaram à primeira instância, elas não existem. Simples, disse. E segundo ele representam a falta de credibilidade da revista que fez a reportagem. Interessante, não leva em conta que lá naquele rincão a justiça é mais embaixo, resolvem pendengas à bala. Tal como as que mataram a jovem Andréa Paula Pedroso Wonsoski.

E ninguém questionou essa resposta besta. O fato de não terem sido aceitas é que foi o indício de influência política.

---

Boa parte, se não todas, as longas intervenções do blogueiro da Veja foram iniciadas ou concluídas por um "o Sr. não precisa responder", ou "o Sr. comente se quiser", ou ainda "quero fazer a defesa de". Primeira questão que fica: para quê ele foi convidado se a opinião do entrevistado pouco importava? Segunda questão: será que não é assim que a Veja prepara as suas matérias no dia a dia? Chega para a fonte e diz: "nossa opinião é essa, e é isso que sairá publicado. Comente o Sr. se quiser". Muito revelador...

---

Acho que os internautas e os telespectadores é que tentaram salvar a noite. A Eliane sempre é boa entrevistadora, mas sempre tem uma análise enviesava. O problema é que o Roda Viva utilizou a tática da Folha de S.Paulo de tocar no assunto (nem que seja no pé de página), para depois não dizerem que ela se omitiu. A repórter do programa fez as melhores perguntas (enviadas pelos telespectadores), mas o Gilmar Mendes (sempre com má vontade com a repórter) não respondia, enrolava, e não havia o contraditório. No final, na câmera de bastidores, a repórter disse que a assessoria do ministro disse que ele estava cansado e não responderia às perguntas do chat. Mas ela pulou a cerquinha e fez uma pergunta que o Gilmar Mendes... tchan tchan tchan tchan... não respondeu, enrolou de novo. O programa foi péssimo, e vai entrar pra história pela falta de debate e contraditório.

---

Patético! A Cantanhêde até se esforçou...o Marchi parecia mais perdido que cego em tiroteio. Mas as defesas do GDM feitas pelo "boto cor-de-rosa da Veja" e do Chaer ("Consultor Jurídico" de DVD e GDM) foram as coisas mais horrendas que eu ví nos últimos anos. Acredito que devem fazer um Roda Viva com o Chaer só com as seguintes pergunta: Quem patrocina o site Consultor Jurídicio? É verdade que foi oferecido os "serviços" do site à BrT quando o DD ainda mandava por lá? Qual o valor cobrado pelo "serviço"? O IDB - instituto que tem como um dos sócios o GDM - é patrocinador do Site? Francamente.

---

O Reinaldo Azevedo fez o que dele se esperava. Porem, quem roubou a cena pra mim foi o tal do Chaer. Nunca vi um jornalista tao rasteiro assim.

---

Somente a repórter da TV CULTURA, Lia Marques, foi corajosa, e fez as perguntas do pessoal da internet. Isso para quem estava vendo pela internet.

No final a produção tinha dito que não haveria mais perguntas, pois o Gilmar estava cansado. Mas ela não se deu por vencida e perguntou ao Gilmar, sobre o Cirillo.

Só espero que não demitam a corajosa reporter da TV CULTURA.

Ela ainda confessou que o acessor do Gilmar estava pressionando ela o tempo todo.

---

Fiquei com dó da Eliane Catanhede. Sozinha contra aquele monte de malas! Será que ainda tem emprego na folha?

---

Tenho a impressão que a Catanhede se preparou para o debate, tentando inclusive não ser colocada na mesma estatura dos outros convidados. Acho que ela percebou rapidamente a encrenca na qual estava metida. Mas foi bem.

---

Se não fosse pelas duas [Lilian e Catanhede] ia ser só jogo de vôlei pro GM cortar.

Reinaldo Azevedo não faz nem questão de parecer jornalista: foi um militante profissional. Chutando aquele sofisma que o Nassif prontamente respondeu aqui. O programa foi jornalisticamente melhor do que se esperava pelos entrevistadores escolhidos. Mas será que não foi resultado da pressão dos e-mails e blogs durante a semana? Eu chutaria que sim.

---

Não vi todo o Roda Viva. Perdi o início, mas gostei que pintou a pergunta em cima da reportagem de Leandro Fortes, da Carta Capital, encaminhada por uma telespectadora, e Eliane imprensando o douto Gilmar Mendes quando questionou o fato de ele ter ficado ao lado dos advogados de Dantas ao passo que todo resto do sistema judiciário - juízes de primeira instância, Ministério Público Federal, associações de juízes e delegados da PF - ter permanecido do outro lado.

Aí Gilmar decidiu ignorar a provocação e sair pela tangente, lembrando que o STF também concedeu HC a presos por furto de chinelas.

Eliane fez o papel que lhe é devido. E isso foi bom!!!

De resto, o amigo do Estadão foi insípido e inodoro e Márcio e Tio Rei, como dupla de bloqueio e ataque na rede, levantaram a bola para o supremo ministro.

---

Eliane Cantanhede salvou a noite.

---

É interessante ver como Reinaldo ficou defendendo Gilmar no primiero bloco, a Lilian tava pegando pesado: a pergunta que não quer calar: houve o grampo? cadê o áudio? E Reinaldo intervinha para defender Gilmar...é ridículo.

---

Estou vendo a hora em que o Imperador dará voz de prisão a um dos entrevistadores. Exceto pelo Azevedo. Ninguém o supera quando o assunto é defender a tese do "Estado policial", a não ser o próprio Imperador, claro.

---

Vergonhosa, infame a associação feita por Reynaldo Azevedo entre os habeas-corpus dados por Gilmar Mendes a DD e a supressão do direito de HC estabelecida pelo AI-5.

Nos casos de 2008 tem até vídeo do oferecimento de propina à PF.

A ditadura suspendeu o direito de HC até de gente que apenas discordava em pensamento. " (Fonte:Blog do Nassif)

Nenhum comentário:

Postar um comentário