2008-11-24

Os factóides de Reinaldo Azevedo

Aqui vai um trecho do Reinaldo Azevedo:

"Os delegados que falam acima estão apenas fazendo carga contra os limites que o STF está tentando impor à esbórnia. Nada mais. No país em que há 400 mil grampos legais — fora os milhões de ilegais —, policias vêm reclamar de dificuldades? Tenham paciência!"


Este número -- 400 mil -- não foi repetido apenas pelo Reinaldo Azevedo. Foi repetido também por Gilmar Mendes, pelo senador Demóstenes Torres, pela defesa de Gilmar Dantas, e por todos aqueles que tinham interesse velado no fim das investigações.

Agora vejam esta matéria de Fernando Mattos na Folha:

"A DIVULGAÇÃO , pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), do número de interceptações telefônicas com autorização judicial causou perplexidade.

Como é possível que o número de escutas efetuadas no país tenha caído de 410 mil em 2007 (como informado pelas operadoras de telefonia à CPI das Escutas Telefônicas Ilegais) para apenas 11,8 mil em 2008? A resposta, ainda que muitos tenham preferido não escutar, vem sendo dada pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) desde que se proferiu o primeiro discurso inflamado contra a "farra dos grampos". O número estava errado. (...)

O número de escutas apurado pelo CNJ com base nas informações encaminhadas pelos tribunais (11,8 mil escutas e 1,2 mil autorizações) é perfeitamente compatível com o número de investigações atualmente em curso no país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário