2008-11-18

Jobim reforça argumentos de defesa de Daniel Dantas

"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que o inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, está "contaminado" pela participação de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na investigação.

"É uma questão constitucional. Na Constituição, quem tem poder de investigação criminal são as polícias. A participação de entidades que não tenham competência constitucional de investigação policial é uma distorção de função", afirmou Jobim, que participou ontem de seminário em Buenos Aires.

Questionado pela Folha se isso invalidaria todo o inquérito, o ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal disse que "depende da situação". "Não conheço o inquérito. O Tarso [Genro, ministro da Justiça] está procurando corrigir aquelas coisas todas, mas evidentemente que [a participação da Abin] contamina". (...)

A avaliação de Jobim vai na mesma linha da defesa de Dantas, que aponta "vício de origem" na coleta de provas da operação. Sob o argumento de que a participação da Abin na Satiagraha é ilegal, os advogados do banqueiro pedem a anulação de todos os processos e inquéritos oriundos da operação. Ao menos 62 agentes da Abin fizeram parte do trabalho. " (Fonte:Folha de S. Paulo)


O Ministro Jobim tem atuado de maneira sincronizada com a defesa de Dantas: foi um dos primeiros a repercutir todos factóides fabricados pela Veja, ajudando no processo de escandalização de qualquer coisa que estivesse relacionada à Satiagraha; acusou a Abin de ter obtido ilegalmente maletas de interceptação telefônica, o que foi depois desmentido; agora, coloca o peso do seu cargo em favor de uma teoria que serve diretamente à defesa de Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário